Holger Rune está na final de Roma depois de vencer Casper Ruud com reviravolta

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Holger Rune está na final de Roma depois de vencer Casper Ruud com reviravolta

Holger Rune na final depois de uma formidável reviravolta contra o seu arqui-rival norueguês
Holger Rune na final depois de uma formidável reviravolta contra o seu arqui-rival norueguêsProfimedia
Holger Rune conquistou a primeira vitória de sempre contra o número quatro da hierarquia mundial, Casper Ruud, num jogo em que perdeu o primeiro set num tiebreak de 6(2)-7(7), mas venceu os dois sets seguintes por 6-4 e 6-3.

Assim, Holger Rune está na final do torneio Masters 1000 de Roma, onde vai defrontar o vencedor do encontro entre Daniil Medvedev e Stefanos Tsitsipas. Será a terceira final de um torneio desta categoria da carreira, o nível imediatamente abaixo dos quatro Grand Slams.

No sábado, o jovem dinamarquês conseguiu uma grande reviravolta contra Casper Ruud, derrotando o norueguês de 26 anos à quinta tentativa, por 6(2)-7(7), 6-4 e 6-2, obtendo a sua primeira vitória na carreira.

O encontro de sábado foi o quinto entre os dois rivais escandinavos. Os quatro encontros anteriores foram todos em terra batida e todos foram ganhos pelo norueguês.

Holger Rune - Casper Ruud
Livesport

O encontro mais recente foi nos quartos-de-final de Roland Garros do ano passado e, após o jogo, os dois jogadores discutiram com a imprensa, mas desde então têm falado sobre o assunto e, no sábado, o ambiente durante o jogo parecia bom.

O primeiro set foi bastante equilibrado até ao tiebreak. Ambos os jogadores serviram bem, mas Rune estava constantemente em desvantagem. Com 3-2 para Ruud, Rune ficou atrás por 0-40 e teve de lutar muito para evitar os três pontos de break e manter o serviço.

Ruud aproveitou sete serviços no primeiro set contra zero do dinamarquês, e o sétimo colocou-o à frente por 5-0 num tiebreak unilateral, antes de aproveitar o seu segundo set point para vencer o tiebreak por 7-2 após pouco menos de cinco quartos de jogo.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Rune recuperou rapidamente da desilusão e quase recuperou o break point no início do segundo set, mas o jovem dinamarquês perdeu a liderança a 2-2 e foi quebrado após um jogo cheio de erros.

O dinamarquês teve então o seu ombro assistido num intervalo médico de três minutos antes de colocar Ruud sob alguma pressão no jogo de serviço do norueguês, reduzindo para 3-4 depois de um jogo forte e quebrando para 4-4 no seu primeiro ponto de break depois de Ruud ter sido pressionado a cometer vários erros.

Entrevista do vencedor Holger Rune
Livesport

O nono jogo do segundo set foi o mais longo da partida. Uma dupla falta e uma direita desajeitada deram a Ruud um break point e depois outro, mas Rune, pela primeira vez no encontro, parecia estar claramente no topo mentalmente e, nesse estado de espírito, é difícil de conter.

Ruud também teve de se aperceber disso. Rune segurou o serviço e, no jogo seguinte, para alegria do público, superou o norueguês e conquistou o segundo set em estilo de exibição.

A tendência manteve-se no terceiro set. Rune estava no topo e Ruud parecia abalado por vezes. Os erros do norueguês eram numerosos contra o exuberante dinamarquês e, quando Rune quebrou para 3-1, a partida parecia decidida, tendo em conta o ímpeto dos duelistas.

Aos 5-2, Rune quebrou novamente e capitalizou o seu primeiro match point contra um Ruud quase paralisado.

A final é a terceira de Rune a nível de Masters 1000 e, no domingo, ele estará a tentar alcançar a sua segunda vitória. Em Novembro, triunfou no Masters de Paris e, em Março, perdeu em três sets com o russo Andrey Rublev.