Medvedev já se descreveu anteriormente como um "especialista em piso duro", tendo conquistado 18 de seus 19 títulos, incluindo o Open dos Estados Unidos de 2021, nesse tipo de superfície. O tenista de 27 anos, conhecido pelas suas pancadas planas e pela cobertura de todo o campo, chega a Roma depois de uma presença nos quartos de final no Masters 1.000 de Monte Carlo e de uma derrota nos oitavos de final em Madrid.
Questionado sobre o que precisa de fazer para jogar um bom ténis na terra batida, Medvedev deixou a sua avaliação.
"Jogar com mais spin, de certeza. E especialmente o deslize, que acho que sempre foi um problema. Depois de Madrid, depois de ter perdido, nos dois dias de treino, tentei realmente concentrar-me no deslize, no movimento. Senti que melhorei nesses dois dias".
Apesar de não ser o maior fã da terra batida, o russo chegou às meias-finais em Monte Carlo e à final em Barcelona em 2019, e garantiu estar satisfeito com a sua forma nos treinos em Roma, esperando continuar a evoluir durante o torneio. "Sempre disse que o problema da terra batida é que não tenho tempo suficiente... Não se tem muito tempo para treinar", afirmou.
"Não falhei muitas bolas nos últimos dois dias. Foi difícil para os meus adversários. Mais uma vez, nunca se sabe. Digo tudo isto, mas talvez o primeiro jogo não seja o mais adequado. Mas é bom ter um bom treino".
Medvedev vai começar a sua campanha contra Ugo Humbert ou Emil Ruusuvuori. O Masters 1.000 de Roma decorre até 21 de Maio, com o Open de França a começar uma semana depois.