A fila: a longa espera que faz parte da históia de Wimbledon

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A fila: a longa espera que faz parte da históia de Wimbledon

As pessoas fazem fila e acampam no exterior do All England Tennis Club em Wimbledon
As pessoas fazem fila e acampam no exterior do All England Tennis Club em WimbledonAFP
Os bilhetes para os courts de Wimbledon são comprados com meses de antecedência, mas para os fãs de ténis que os perdem, há sempre "a fila" - uma instituição e uma experiência em si mesma.

Quando Londres acordou na sexta-feira, milhares de pessoas já tinham alegremente arranjado o seu lugar na "fila", prontas a esperar sem reclamar durante horas por um lugar privilegiado junto ao court.

As pessoas com pressa são aconselhadas a manterem-se afastadas, mas Linda Truin, 70 anos, e a sua amiga Sharon Davison, 72 anos, não estão claramente nesta categoria.

As secretárias reformadas chegaram às 9 horas da manhã de quinta-feira para tentar garantir dois dos muito procurados lugares no Centre Court.

É a 26.ª vez que Linda está na fila de espera, mas "apenas" a 20.ª para Sharon, brincam as duas amigas.

"É muito agradável. Conhecemos novos amigos. Temos champanhe na nossa caixa térmica", disse Sharon à AFP, enquanto tomava o pequeno-almoço no exterior da sua pequena tenda.

As pessoas jogam às cartas enquanto fazem fila à porta do All England Tennis Club
As pessoas jogam às cartas enquanto fazem fila à porta do All England Tennis ClubAFP

A entusiasta do ténis fez uma viagem especial desde o sudoeste de França, onde vive.

"Os preparativos para a fila melhoram todos os anos", disse Linda, acrescentando: "Os britânicos adoram fazer fila".

Mas a fila, que se estende por uma grande área relvada não muito longe dos bem cuidados campos de ténis do All England Club, está longe de ser improvisada.

Regras são regras

Como tudo no torneio, há regras rígidas a seguir e a respeitar.

Ai de quem tentar furar a fila - a derradeira gafe britânica - pois a reação dos outros jogadores será provavelmente feroz.

São distribuídos "cartões de fila" a todos os esperançosos à chegada e uma equipa de comissários de bordo "que arbitrará qualquer disputa" está disponível 24 horas por dia, de acordo com um código de conduta especial.

As casas de banho e os locais onde se pode comprar comida e encher garrafas de água estão à disposição dos espectadores, assim como wi-fi gratuito.

Não são permitidos churrascos, fumar e música alta.

Todos os anos se formam longas filas em Wimbledon
Todos os anos se formam longas filas em WimbledonAFP

Os adeptos do ténis dormem durante a noite nas suas tendas. Os comissários de bordo acordam-nos às 6 da manhã e eles arrumam as suas coisas e começam a formar uma fila ordenada.

Os comissários de bordo distribuem pulseiras que permitem aos adeptos da fila comprar um bilhete cujo número corresponde exatamente ao número de bilhetes disponíveis para o Centre Court e para os courts n.º 1 e n.º 2.

A fila é uma forma de aceder ao torneio, apesar de a grande maioria dos bilhetes ser atribuída através de uma votação efectuada no início do ano.

Na sexta-feira, às 10:00, mais de 13 000 pessoas estavam à espera.

Para aqueles que não estão na frente e que perdem os bilhetes para os grandes courts, há sempre a possibilidade de obter um "Grounds ticket", que dá acesso a outros courts.

"É único, é tão não-americano", disse John Worthington, de 52 anos, que veio da cidade americana de Atlanta.

Nem a princesa escapou

Enquanto o sol brilhava na sexta-feira, muitas pessoas vieram com amigos ou familiares e as crianças brincaram na relva, criando um ambiente de férias, apesar de a espera ser mais longa devido aos controlos de segurança adicionais.

Na quarta-feira, os manifestantes climáticos Just Stop Oil invadiram um dos courts de Wimbledon, espalhando confettis cor de laranja e peças de puzzle na relva.

Duas mulheres com perucas posam enquanto fazem fila para entrar em Wimbledon
Duas mulheres com perucas posam enquanto fazem fila para entrar em WimbledonAFP

Um grupo de amigos na casa dos 30 anos bebeu de manhã cedo copos de Pimm's, uma bebida inglesa à base de gin, sinónimo de tardes preguiçosas de verão.

Até os membros da família real britânica são fãs da "fila".

A princesa de Gales, cujo marido é o herdeiro do trono, o príncipe William, confidenciou esta semana que era uma frequentadora assídua quando ainda era Kate Middleton.

"Chegávamos lá de madrugada, talvez não de um dia para o outro, mas de madrugada", disse a entusiasta do ténis a outros fãs, recordando as viagens com o pai e a irmã.