Wimbledon: Tatuada e triunfante, cinco factos sobre a campeã Vondrousova

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Wimbledon: Tatuada e triunfante, cinco factos sobre a campeã Vondrousova

Marketa Vondrousova, da República Checa, festeja com o troféu Prato de Vénus Água de Rosas
Marketa Vondrousova, da República Checa, festeja com o troféu Prato de Vénus Água de RosasAFP
Marketa Vondrousova tornou-se na primeira não cabeça de série ganhar o título feminino de Wimbledon na era Open ao derrotar Ons Jabeur este sábado.

Recorde aqui as incidências do encontro

A AFP Sport apresenta cinco curiosidades sobre a esquerdina checa:

De amiga de infância ao casamento

Vondrousova casou-se com o gestor de projetos informáticos Stepan Simek em Praga, em julho de 2022. O casal conhece-se desde a infância e namorou durante sete anos antes do casamento.

"A Marketa sempre disse que estava apaixonada por mim desde os 13 anos, mas eu alegadamente só reparei nela quando ela tinha 15 anos. Estávamos num campo de treinos, corríamos juntos e o sofrimento na pista uniu-nos", revelou Simek.

Simek tem 1,94 metros de altura - 22 centímetros a mais do que Marketa.

"Não me importo, exceto que me dói o pescoço quando o quero beijar ou quando estou a falar com ele e tenho de olhar para cima", contou ela.

O nome de jogo

Vondrousova manteve o apelido no ténis após o casamento.

"Não queria deixar de o usar, porque foi o meu pai que me levou a jogar ténis. E toda a gente me conhece com este nome", disse.

Mas é "Simkova" em todos os documentos pessoais, o que por vezes causa problemas - um mensageiro procurou pela Sr.ª Simkove no clube de ténis e ninguém se lembrou que se tratava da - ainda - número 42 do ranking.

O momento de glória de Vondrousova
O momento de glória de VondrousovaAFP

Sentimento na tinta

Vondrousova tem tatuagens por todo o corpo. Tem tatuado o seu número da sorte, o 13, e depois dos Jogos Olímpicos de Tóquio, onde ganhou uma medalha de prata, acrescentou os cinco anéis olímpicos.

"Para mim, é arte. Aprecio as pessoas que fazem isto", referiu, depois de derrotar Elina Svitolina na meia-final de quinta-feira.

Marketa Vondrousova celebra com o Prato de Vénus Água de Rosas
Marketa Vondrousova celebra com o Prato de Vénus Água de RosasAFP

"Maky"

A sua alcunha é "Maky", um diminutivo popular de Marketa. Coincidentemente, 13 de julho - o dia da vitória nas meias-finais contra Elina Svitolina - é o dia do nome de Marketa (Margarida) na República Checa. Todos os dias do ano é o dia do nome de alguém, em que se lhe deseja "Feliz Dia do Nome".

Sem problemas em pares

Vondrousova chegou à terceira ronda de pares femininos em Wimbledon com a compatriota e amiga próxima Miriam Kolodziejova, mas quando Vondrousova chegou à meia-final de singulares, Kolodziejova aproximou-se e disse: "Não jogues, seria demasiado para ti."

Vondrousova comentou: "Felizmente, somos muito boas amigas. Ela não está chateada. Compreendemo-nos e apoiamo-nos mutuamente, o que é bom".