84 anos depois volta a haver duelo para a Liga: FC Porto visita Casa Pia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

84 anos depois volta a haver duelo para a Liga: FC Porto visita Casa Pia

Taremi pode ser peça importante para Sérgio Conceição
Taremi pode ser peça importante para Sérgio ConceiçãoFC Porto
O último embate no principal escalão aconteceu a 9 de abril de 1939 e os dragões saíram de Pina Manique com os três pontos. Se a história se voltar a repetir, Sérgio Conceição isola-se na galeria dos notáveis do FC Porto.

Noite de reencontros no Estádio Nacional. A 15.ª jornada da Liga marcou a visita (20:30 horas) do FC Porto a casa do Casa Pia um jogo que há 84 anos não se via no principal escalão do futebol português.

As duas equipas ainda se defrontaram em 2019, na fase de grupos da Taça da Liga, com os dragões a levarem a melhor (3-0), mas antes disso, é preciso recuar até 9 de abril de 1939 para encontrar um duelo entre estes dois conjuntos a contar para o principal escalão do futebol português. Na altura, os azuis e brancos comandados por Miguel Siska levaram a melhor por 2-1, com Santos e Carlos Nunes a contraporem o tento de Carlos Frazão para os gansos.

Nesse ano, o Casa Pia terminou no último lugar com apenas dois pontos, enquanto o FC Porto foi o grande vencedor da prova. Avançando 84 anos, o cenário é ligeiramente diferente. Os dragões são os atuais detentores do título, os gansos recém-promovidos, mas após 14 jornadas, as duas equipas encontram-se separadas por seis pontos.

Pode ouvir o relato na aplicação ou no site
Pode ouvir o relato na aplicação ou no siteFlashscore

No terceiro lugar, o FC Porto soma 32 pontos e depois de ter visto o Benfica somar os três pontos frente ao Portimonense sabe que não tem mais margem de manobra na luta pelo título, olhando para o primeiro lugar à distância de oito pontos. Sem contar com Pepe e Evanilson, por lesão, Sérgio Conceição aponta à quinta vitória consecutiva para igualar o melhor registo esta temporada e entrar para a história dos dragões.

Em caso de triunfo no Estádio Nacional, o treinador de 48 anos soma a 216.ª vitória no banco dos azuis e brancos, isolando-se no topo da tabela que agora divide com José Maria Pedroto.

Do outro lado está um Casa Pia, quinto classificado, que vai tentar um feito inédito. Nas cinco vezes que defrontaram o FC Porto, os gansos perderam sempre, mas a verdade é que nos três encontros em casa só por uma vez não conseguiram marcar aos azuis e brancos. Um motivo de inspiração para Filipe Martins que não conta com o lesionado Léo Natel e Romário Baró, que está cedido pelos dragões.

Um duelo histórico que pode entrar para a história do FC Porto.