A redenção de Cádiz: fez o penálti do empate, foi expulso, mas marcou o golo da vitória

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
A redenção de Cádiz: fez o penálti do empate, foi expulso, mas marcou o golo da vitória
O Famalicão apurou-se para os quartos de final da prova rainha
O Famalicão apurou-se para os quartos de final da prova rainhaLUSA
Adorado por uns, odiado por outros, Jhonder Cádiz foi a principal figura da partida desta noite... pelos melhores, mas também pelos piores motivos. Depois do golo de Alexandre Penetra, o venezuelano cometeu penálti sobre o guarda-redes adversário a 20 segundos do final do tempo regulamentar e permitiu que o Leixões levasse o jogo para o prolongamento. Aos 108 minutos fez aquele que viria a ser o golo da vitórias, mas cinco minutos depois, acabou expulso. Ainda assim o Famalicão garantiu o apuramento para os quartos de final, fase a que não chegava desde 2020.

Recorde aqui as incidências do encontro

Quase quatro anos depois, Leixões e Famalicão voltaram a encontrar-se no Estádio do Mar. Na altura, os famalicenses venceram por 3-2 e asseguraram a subida ao principal escalão do futebol português.

Para este duelo, a equipa da casa fez apenas duas alterações no onze inicial, com Igor Stefanovic a regressar à baliza mais de um mês depois, por troca com Quentin Beunardeau, e Kiki Silva a substituir Paulinho. Por seu turno, os visitantes mantiveram a equipa que venceu na receção ao Vizela.

Equipas iniciais
Equipas iniciaisFlashscore

Os bebés do Mar entraram melhor no desafio e, logo aos sete minutos, Fabinho apareceu a rematar em posição frontal, mas Luiz Júnior negou o golo com uma fantástica intervenção. O Leixões deu continuidade a esse excelente início e, perante um Famalicão pouco contundente, assumiu o controlo do jogo. Aos 32 minutos, Calasan falhou, completamente sozinho, a bola após um desvio de cabeça de Ben Traoré e perdeu aquela que foi a melhor ocasião do primeiro tempo.

A resposta famalicense apareceu já dentro dos últimos 10 minutos do primeiro tempo, com Brunão a desviar para a própria baliza, com perigo, um cruzamento de Colombatto, mas Stefanovic estava atento e amarrou o esférico. A fechar, Gustavo Sá teve duas ocasiões (43 e 44 minutos) para inaugurar o marcador, mas os dois remates não levaram o caminho do golo. Na resposta, Fabinho cabeceou para defesa apertada do guardião brasileiro para canto.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloFlashscore

No segundo tempo, os leixonenses voltaram a apresentar um ligeiro ascendente, com destaque para as duas oportunidades nos primeiros minutos, da autoria de João Oliveira (47 minutos) e Thalis (53 minutos). Todavia, apesar da superioridade do adversário, o Famalicão chegou ao golo, aos 77 minutos: contra-ataque rápido, Ivo Rodrigues desferiu um excelente passe para Rui Fonte, este devolveu a bola e Ivo serviu Alexandre Penetra que, sozinho, atirou para o fundo das redes, marcando pelo segundo jogo consecutivo.

Após o golo sofrido, o Leixões arriscou, naturalmente, tudo no ataque e já no tempo de compensação, Thalis rematou de fora da área, a bola desviou em Ricardo Valente enganando Luiz Júnior, mas nem assim o guarda-redes brasileiro deu o lance como perdido. Na recarga, o 91 voltou a rematar e Luiz Júnior voltou a defender.

No último minuto do tempo de compensação, Stefanovic subiu à área e ganhou um canto. Na sequência do ataque, o guarda-redes foi carregado por Cádiz no interior da área e Ricardo Baixinho assinalou o castigo máximo. Na última grande oportunidade do tempo regulamentar, Thalis rematou para a esquerda, enganou Luiz Júnior e levou a decisão da partida para o prolongamento.

O Famalicão beneficiou, por momentos, de um penálti logo no segundo minuto, todavia Cádiz estava em posição irregular antes de entrar na área leixonense. Com o cansaço a apoderar-se dos homens da casa, Zaydou recebeu de Kadile e cruzou para área, com Cádiz a aparecer ao segundo poste a desviar para o segundo golo do Famalicão.

Logo a seguir, o avançado viu o segundo cartão amarelo numa falta sobre João Meira e foi expulso, deixando a sua equipa com um elemento a menos na parte final da partida. Ainda assim, o Leixões não conseguiu voltar a criar perigo - mesmo com a presença de Stefanovic novamente no ataque - e o Famalicão seguiu frente, defrontando Vilaverdense ou BSAD nos quartos de final, fase a que chega pela oitava vez na história.