Alekna, da Lituânia, bate o recorde mais antigo do mundo no atletismo masculino

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Alekna, da Lituânia, bate o recorde mais antigo do mundo no atletismo masculino

Alekna faz história em Oklahoma.
Alekna faz história em Oklahoma.FERENC ISZA / AFP
O jovem atleta bateu no domingo um recorde que se mantinha há quase 38 anos, ao atingir 74,35 metros no lançamento do disco. O torneio realizou-se em Ramona (Oklahoma, EUA).

Mykolas Alekna, medalha de prata nos Campeonatos do Mundo de 2022 em Eugene e medalha de bronze nos Campeonatos do Mundo do ano passado em Budapeste, bateu assim o recorde mais antigo do atletismo masculino.

O recorde anterior era de 74,08 m, estabelecido por Jürgen Schult, um representante da antiga República Democrática Alemã, em 6 de junho de 1986.

Até domingo, o recorde de Schult era o mais antigo da história do atletismo masculino, ultrapassando o de Jesse Owens no salto em comprimento, que se manteve durante 25 anos e 79 dias.

O recorde mundial mais antigo de todo o atletismo é detido desde julho de 1983 pela atleta checa Jarmila Kratochvilova (na altura a competir pela Checoslováquia), que correu os 800 metros em 1 minuto e 53,28 segundos.

Alekna, de 21 anos, ultrapassou Schult na quinta ronda do Oklahoma Throws Series World Invitational, um evento menor no calendário do atletismo dedicado apenas a competições de lançamento.

Menções