Análise Flashscore: Álex Grimaldo, um lateral esquerdo moderno ao estilo de Roger Schmidt

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Análise Flashscore: Álex Grimaldo, um lateral esquerdo moderno ao estilo de Roger Schmidt
Grimaldo leva cinco golos marcados esta época
Grimaldo leva cinco golos marcados esta épocaAFP
E se o Benfica pudesse ser a surpresa de 2022/23 na Europa, graças à equipa bem treinada com jogadores individuais excecionais? Álex Grimaldo é um dos talentosos jogadores do clube português e o mais utilizado por Roger Schmidt nesta época. Observamos mais de perto este lateral esquerdo moderno que está a desfrutar do seu tempo com o treinador alemão.

Os benfiquistas, autores de uma primeira metade de época histórica, entram em fevereiro cheios de esperança: no topo da liga portuguesa com uma grande vantagem, este mês será marcado pela primeira mão da Liga dos Campeões contra o Club Brugge em solo belga. Este será um marco importante para as águias, que enfrentam um adversário acessível na teoria, mesmo que a equipa de Scott Parker não deva ser encarada de ânimo leve.

O Benfica, que terminou no primeiro lugar do grupo à frente do Paris Saint-Germain, um dos recorrentes favoritos para ganhar o troféu, tem uma palavra a dizer esta época em todas as competições, incluindo a Taça orelhuda. O trabalho de Roger Schmidt até agora tem sido notável, tanto em termos financeiros como desportivos.

Na Liga, para além de uma derrota pesada - a primeira da época para eles - em casa do SC Braga (0-3), que é sempre um terreno complicado para os grandes, o recorde é quase perfeito (além desse desaire, são 16 vitórias e dois empates). Na Taça de Portugal, está agendado novo duelo com a equipa de Artur Jorge a contar para os quartos de final. E, finalmente, na Europa, as águias querem sonhar.

E apesar de terem vendido o campeão mundial Enzo Fernández no último segundo da janela de transferências de inverno, o treinador alemão construiu uma equipa bem oleada com algumas individualidades excecionais. Álex Grimaldo é um jogador indispensável no sistema de Schmidt, tão vital é a sua contribuição ofensiva e tão crucial é o seu trabalho defensivo para o ecossistema do Benfica.

Competências criativas, finalização e defensivas: um lateral esquerdo moderno

Quando Roger Schmidt chegou ao banco do Estádio da Luz, no verão, conseguiu impor muito rapidamente o seu estilo de jogo. O ênfase está na limpeza do início da construção, uma intensidade desenfreada, pressão alta e assumir riscos. Claro que, quando o adversário é tecnicamente superior, o alemão não é um kamikaze e sabe como se adaptar, como foi o caso contra o Paris Saint-Germain.

À primeira vista, o perfil de Álex Grimaldo é perfeito para esta ideia de um jogo. De facto, o espanhol, que passou pelas fileiras do Barcelona antes de se juntar à equipa de Lisboa em 2015, é um elemento incontornável no sistema do antigo treinador do Bayer Leverkusen. O lateral esquerdo é sempre limpo e preciso na construção, e destaca-se pela capacidade de passe na saída de jogo. A sua técnica, acima do resto, permite-lhe quebrar linhas com o pé esquerdo com um passe curto ou num cruzamento. A contribuição para o jogo ofensivo também é crucial graças à qualidade dos cruzamentos.

Isso reflete-se nos números e estatísticas: 7 assistências em todas as competições - 5 na Liga; 2 passes-chave por jogo; 2 bolas longas por jogo; e 86,3% de acerto de passes em todas as competições. Para além disso, há os golos. Álex Grimaldo marcou 7 golos em todas as competições, o que faz dele também um bom finalizador.

Defensivamente, faz um bom trabalho, apesar do seu físico pouco vantajoso (1,71m e 69kg) - o que leva a deficiências na marcação individual e em duelos aéreos. No entanto, o espanhol lê bem o jogo e é sempre muito ativo. Ele consegue antecipar perfeitamente certas ações, particularmente graças à qualidade na pressão. Por jogo, soma 1,1 intercepções este ano (24 presenças no total).

Grimaldo lidera o número de cruzamentos no campeonato
Grimaldo lidera o número de cruzamentos no campeonatoOpta by Stats Perform

E o passo seguinte?

Para Roger Schmidt, o espanhol de 27 anos é um dos jogadores mais adequados à sua abordagem. Em suma, é um lateral esquerdo moderno que combina perfeitamente com jogadores que constituem a força deste Benfica como Rafa Silva, David Neres ou Gonçalo Ramos.

Foi contratado em janeiro de 2016 pelo Benfica, depois de deixar o clube de formação, Barcelona, seis meses antes. Hoje, o seu futuro é um ponto de interrogação ao chegar ao fim do seu contrato em Junho. Não há dúvida de que as ofertas estarão a chegar para este jogador e que ele terá a escolha de ver qual é a melhor opção continuar a carreira. Naturalmente, é tentador a acreditar que o próximo passo seria uma liga e um clube "maior" do que a Liga portuguesa e o Benfica.

No entanto, dada a época e a forma como o Benfica de Schmidt jogou, Álex Grimaldo pode já ser considerado um jogador de classe mundial na sua posição. A segunda metade da temporada é seguramente para ter debaixo de olho, especialmente na Europa, onde o Benfica pode surpreender.

As águias que, tendo em conta o arranque da época, devem assegurar o 38.º campeonato da sua história, têm potencial para eliminar o Brugge e qualificar-se para os quartos de final em primeira instância. Depois, o sorteio fará o resto. Seja como for, para Álex Grimaldo, continuará a querer ser o mais eficiente possível para ser finalmente chamado a defender as cores do seu país sob Luis de la Fuente. Porque (ainda) não?