Análise: Onde tudo correu mal para a Argentina contra a Arábia Saudita

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Análise: Onde tudo correu mal para a Argentina contra a Arábia Saudita

Argentina teve três golos anulados por fora de jogo na primeira parte
Argentina teve três golos anulados por fora de jogo na primeira parteProfimedia
A Argentina chegou ao Campeonato do Mundo no Catar como uma das favoritas, ostentando uma incrível série invicta de 36 jogos. Contudo, 90 minutos contra a Arábia Saudita foram suficientes para virar tudo de pernas para o ar.

Após uma derrota surpreendente por 2-1, Lionel Messi e companhia tornaram-se nos primeiros dos favoritos a tropeçar no torneio ao deparar-se com um adversário muito bem organizado.

Quando a Argentina soube pela primeira vez que o seu jogo de abertura seria a Arábia Saudita, poucos teriam esperado que os sauditas tivessem uma exibição defensiva tão impressionante. A equipa do maior país da Península Arábica preparou-se obviamente bem para o Mundial e colheu os resultados logo no primeiro jogo. 

Os homens de Hervé Renard apresentaram-se com um grande espírito de equipa, não só da linha defensiva, mas de toda a equipa. Não são necessários dados complexos para a prova numérica, o número de foras de jogo da Argentina é notório. 

Estatística de golos esperados no Argentina-Arábia Saudita
Estatística de golos esperados no Argentina-Arábia SauditaStatsPerform

A linha defensiva dos sauditas funcionou como um relógio e com grande coordenação, expondo constantemente os seus adversários a posições irregulares. Os argentinos tiveram três golos anulados nos primeiros 35 minutos e registaram 10 foras de jogo no total. É o valor máximo de qualquer equipa desde que o sistema VAR foi introduzido pela primeira vez no Campeonato do Mundo de 2018.

Além disso, os campeões da Copa América não estão nada habituados a jogar contra uma equipa defensiva tão bem treinada. Durante o último ano civil, os adversários tiveram uma média de 25,46 PPAD (passes por acção defensiva) contra eles, ou seja, o número de passes que um adversário completa nos primeiros dois terços do campo antes de um corte ser feito com sucesso. 

Argentina foi afundada por dois grandes golos contra a corrente do jogo
Argentina foi afundada por dois grandes golos contra a corrente do jogoAFP

Por outras palavras, quanto menor for o número, mais intenso será o ataque. Os sauditas fizeram 11,89 PPAD neste jogo - e foi mesmo 7,7 entre os 16 e 30 minutos. Além disso, ganharam a bola 82 vezes, o que é um excelente retorno. A última vez que alguém alcançou um número melhor contra a Argentina foi Marrocos, em Março de 2019.

Embora a Arábia Saudita não tenha mostrado muito jogo ofensivo e os seus dois golos tenham sido um pouco contra a corrida, os sauditas fizeram um grande trabalho sem a bola e - com um pouco de sorte - conseguiram vencer uma das melhores equipas do Mundo.

Os desolados argentinos podem pelo menos estar contentes pelo México ter empatado com a Polónia, o que significa que está tudo em aberto no grupo.