Europeu de Andebol: Portugal garante lugar no torneio pré-olímpico

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Europeu de Andebol: Portugal garante lugar no torneio pré-olímpico

Portugal vai disputar vaga olímpica
Portugal vai disputar vaga olímpicaFPA
A derrota da Áustria garantiu a presença da equipa das quinas num dos torneios que pode garantir vaga nos Jogos Olímpicos. Termina o Europeu no sétimo lugar.

Missão cumprida. Pese embora o sabor amargo do empate com os Países Baixos na última jornada do Grupo II da fase principal do Euro-2024 de andebol, Portugal garantiu a presença no torneio pré-olímpico de andebol.

A confirmação chegou após a vitória da Islândia diante da Áustria. As duas equipas competiam por um lugar com Portugal, mas terminaram a participação com quatro pontos, menos um que a Seleção Nacional (cinco).

A classificação do Grupo I, ainda com dois jogos por disputar
A classificação do Grupo I, ainda com dois jogos por disputarFlashscore

Dinamarca, Suécia, França, Alemanha, Hungria e Eslovénia são as seis seleções que terminam o Europeu à frente de Portugal. Destas, Dinamarca (campeã mundial) e França (anfitriã) já estão apuradas para o torneio olímpico, sendo que das restantes só a Eslovénia não tinha vaga num torneio pré-olímpico. 

As contas do Grupo II
As contas do Grupo IIFlashscore

Quer isto dizer que Portugal é uma das melhores seleções do Euro-2024 sem bilhete para o torneio de acesso e, como tal, vai com os eslovenos para essa ronda. Isto porque das seis ainda em disputa, uma vai garantir o título europeu e, como tal, o passaporte direto para Paris, que passa para o finalista vencido se for França ou Dinamarca ou para o terceiro se as duas equipas forem à final, e abrir um espaço para uma equipa europeia no pré-olímpico.

Recorde-se que torneio olímpico masculino de andebol conta com 12 equipas, sendo que quatro já estão apuradas: França (anfitrião), Dinamarca (campeão mundial), Japão (campeão asiático) e Argentina (campeão americano). Existe ainda mais duas vagas atribuídos ao campeão europeu e ao campeão africano.

Os restantes seis lugares estão reservados a três mini-torneios que se vão realizar entre 14 e 17 de março de 2024. Para estes também já existem equipas apuradas.

Torneio Olímpico de andebol:

Já apurados:

França (anfitriã)

Dinamarca (campeã do mundo)

Japão (campeão da ásia)

Argentina (campeão americano)

Vagas por atribuir:

Campeão da Europa 

Campeão de África

Torneio Pré-Olímpico

Já apurados:

Mundial-2023: Espanha (3.º), Suécia (4.º), Alemanha (5.º), Noruega (6.º), Egito (7.º) e Hungria (8.º).

Ásia: Bahrain

América: Brasil

Europa: Eslovénia e Portugal

Por atribuir:

Segundo e terceiro classificado de África