Um juiz de competição que participava na final do lançamento do martelo masculino dos Jogos Asiáticos de Hangzhou foi atingido pelo instrumento de arremesso lançado pelo kuwaitiano Ali Zankawi e sofreu uma "fratura tibioperoneal", pelo que acabou por ser hospitalizado. O juiz tem 62 anos, é chinês e chama-se Huang Qinghua.
O incidente ocorreu quando Zankawi tentou lançar o martelo e fez um movimento errado, de tal forma que a ferramenta caiu na rede de proteção que rodeava o círculo de lançamento e atingiu a perna direita de Huang, que estava sentado numa cadeira fora do círculo.
Depois de ter sido transportado numa maca, Huang foi levado para o hospital onde foi submetido a uma intervenção cirúrgica. Zankawi visitou então Huang no hospital para lhe pedir desculpa. No entanto, no campo de competição, tentou imediatamente ajudar o juiz assim que se apercebeu do que tinha acontecido.
Visita ao hospital
"Levantei a cabeça e apercebi-me de que o martelo tinha batido na perna do árbitro", disse, "por isso corri rapidamente para ele e tentei ajudá-lo, especialmente porque ele estava em choque e a contorcer-se de dores. Depois de o alcançar, descobri uma abertura nas calças e vi o sangue a escorrer da perna, e apercebi-me de que estava partida".
"Depois amarrei-o bem para estancar a hemorragia até à chegada da ambulância ", acrescenta, "e ajudei as enfermeiras a colocá-lo na maca da ambulância para o transportar para o hospital. Graças a Deus, o martelo caiu no chão antes de atingir a perna". Zankawi terminou em oitavo lugar, enquanto o ouro foi para o chinês Wang Qi, com um lançamento de 72,97 metros.