Síntese dos Mundiais de Atletismo: Portugal alcança primeira medalha por Tiago Pereira

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Síntese dos Mundiais de Atletismo: Portugal alcança primeira medalha por Tiago Pereira

Tiago Pereira conquistou o bronze em Glasgow
Tiago Pereira conquistou o bronze em GlasgowFederação Portuguesa de Atletismo
A seleção portuguesa de atletismo conquistou este sábado a primeira medalha nos Mundiais de pista coberta, com Tiago Luís Pereira a classificar-se no terceiro lugar da final do triplo salto e a alcançar o bronze, em Glasgow.

O atleta de 30 anos garantiu a primeira medalha da sua carreira em provas internacionais, ao ascender de sexto para terceiro no último de seis ensaios, com um salto de 17,08 metros, que lhe valeu também o recorde pessoal, seis centímetros acima dos 17,02 metros que fixara no ‘meeting’ de Torún, na Polónia, em 06 de fevereiro.

Depois de uma prova com quatro saltos nulos e um de 16,74 metros, registo que lhe garantiu um dos oito primeiros lugares nos três primeiros ensaios, Tiago Luís Pereira foi apenas superado por Hugues Fabrice Zango, do Burquina Faso, que arrecadou o ouro com 17,53 metros, por Yasser Mohammed Triki, da Argélia, que saltou 17,35 metros e foi prata.

O outro português a competir hoje em finais, João Coelho, foi quarto classificado nos 400 metros, com a marca de 45,86 segundos, e bateu pela terceira vez o recorde nacional na cidade escocesa.

Superado pelo belga Alexander Doom, medalha de ouro, pelo norueguês Karsten Warholm, prata, e pelo jamaicano Rasheen McDonald na corrida decisiva, o velocista de 24 anos já tinha batido o recorde nacional por duas vezes na sexta-feira, ao fixar a marca de 46,35 segundos na eliminatória e o tempo de 45,98 segundos nas meias-finais.

Durante a manhã, duas atletas portuguesas competiram na eliminatória dos 60 metros, com Rosalina Santos a classificar-se na quinta posição da sexta série, com uma marca de 7,32 segundos, que ditou o 34.º lugar da classificação geral, e Lorène Bazolo a classificar-se no 35.º posto, com o tempo de 7,33, após ter sido sexta classificada na quinta manga.

A 19.ª edição dos Campeonatos do Mundo de atletismo em pista coberta termina no domingo, com Portugal representado por uma delegação de 17 atletas, embora sem Auriol Dongmo, campeã mundial no lançamento do peso em 2022, Pedro Pablo Pichardo, prata no triplo salto em Belgrado, e Patrícia Mamona, na competição feminina do triplo salto.

No último dia do evento, as estafetas portuguesas nos 4x400 metros disputam a eliminatória a partir das 11:10, para tentarem o acesso às finais, marcadas para as 20:15, a masculina, e para as 20:30, a feminina, antes de Isaac Nader entrar em ação na final masculina dos 1.500 metros, às 21:30, e Salomé Afonso participar na final feminina da distância, às 21:45.