Harden nos Clippers com Kawhi, George e Westbrook: cocktail Molotov à vista

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Harden nos Clippers com Kawhi, George e Westbrook: cocktail Molotov à vista
Harden frente a Leonard e George na época de 2019
Harden frente a Leonard e George na época de 2019AFP
James Harden realizou o seu desejo ao trocar os Sixers pelos Clippers esta terça-feira, após meses de conflito com a antiga equipa. Um negócio razoável e sensato para a segunda equipa de Los Angeles?

Todos os fãs de NBA 2K18 sonhavam em reunir estes quatro jogadores na liga online com os seus amigos, quando estavam no auge da carreira. Mas do virtual à realidade a distância é de um pequeno passo. Os Los Angeles Clippers concretizaram-no esta terça-feira, depois de terem chegado a acordo com os Philadelphia 76ers para trocar o base americano por Nicolas Batum, Marcus Morris, Robert Covington, KJ Martin e várias escolhas de draft.

Tratou-se de uma decisão precipitada e impulsiva ou de um verdadeiro plano para conquistar o tão esperado primeiro anel da NBA? Há muito em que pensar, porque, à primeira vista, a franquia de Kawhi e PG13 não só está a perder escolhas para as próximas lotarias, como também está a enfraquecer consideravelmente o banco de suplentes, tendo dispensado muitos jogadores. Nah'Shon Hyland, Norman Powell, Mason Plumlee, Moses Brown, Amir Coffey e os recém-chegados PJ Tucker e Filip Petrusev ficam, mas parece ser muito escasso do ponto de vista da rotação.

Se tentarmos combinar quatro super-estrelas com quatro salários chorudos, é isso que pode acontecer. Os Warriors tiveram o mesmo problema quando juntaram Kevin Durant a Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green. Bem, a única diferença é que os quatro estavam no topo do seu jogo na altura, ao contrário do quarteto dos Clippers.

E é aí que está a outra questão para a equipa de Tyronn Lue. Kawhi Leonard (32 anos), Paul George (33 anos), Russell Westbrook (34 anos) e James Harden (34 anos) parecem estar a dar últimas. Os dois primeiros não têm sido poupados a lesões nas últimas épocas. O antigo Laker já não é o jogador que conhecíamos há umas épocas. Resta saber até que ponto o novo recruta estará em forma quando chegar à Califórnia, uma vez que não joga desde 14 de maio e as últimas fotografias não são muito abonatórias.

O potencial Major 5 dos Clippers
O potencial Major 5 dos ClippersLA Clippers

E será que os quatro se vão dar bem juntos? Lembramos que Westbrook e Harden, que tiveram dias felizes ao lado de Durant em Oklahoma City, não deram certo nos Rockets. Além disso, se todos estivessem em forma ao mesmo tempo, alguém terá de ceder lançamentos, dada a enorme quantidade de talento. Mas ainda parece não ser o suficiente para fazer frente e bater o pé a Bucks, Nuggets, Suns ou Celtics. Kawhi teve uma média de 24 pontos, em 54 jogos disputados, George teve 23,8 pontos, em 56 jogos, Westbrook cerca de 16 pontos, em 78 jogos entre os Lakers e os Clippers, e Harden com 20,9, em 69 jogos.

Portanto, espetáculo ou fiasco para os Clippers com um 5 inicial com quatro superestrelas, mas sem banco para as aliviar? Cá estaremos para ver... Em todo o caso, é uma grande aposta. A tendência é para um cocktail molotov que poderá explodir a meio da época, tendo em conta o passado dos Clippers. Entre os que se lesionam frequentemente, os que não defendem - ou não querem -, os que precisam de gerir o esforço e os que precisam de ter o máximo de bola possível para criar, pode ser muito complicado até que a química se instale.

A única coisa que é certa? O dono dos Clippers, Steve Ballmer, vendeu-nos um sonho esta terça-feira.