Lakers prestam homenagem a Kobe Bryant com estátua na arena

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Lakers prestam homenagem a Kobe Bryant com estátua na arena

Vista do exterior da Crypto.com Arena
Vista do exterior da Crypto.com ArenaProfimedia
Os Los Angeles Lakers vão homenagear o falecido Kobe Bryant com uma estátua do basquetebolista em frente à sua arena, informou a equipa norte-americana esta quinta-feira.

A estátua de bronze de Bryant será inaugurada a 8 de fevereiro de 2024, na Star Plaza, no exterior da Crypto.com Arena, antes do jogo dos Lakers contra o Denver Nuggets, atual campeão da NBA.

Vanessa Bryant, a mulher de Kobe, fez o anúncio num vídeo publicado nas redes sociais, no que o clube apelidou de "Dia de Kobe" - o oitavo mês e o 24,º dia, coincidindo com os números da camisola de Bryant, 8 e 24.

"Kobe jogou toda a sua carreira de 20 anos na NBA como um Los Angeles Laker", disse Vanessa Bryant.

"Desde que chegou a esta cidade e se juntou à organização dos Lakers, sentiu-se em casa aqui, a jogar na Cidade dos Anjos. Em nome dos Lakers, das minhas filhas e de mim, sinto-me muito honrada por, mesmo no centro de Los Angeles, em frente ao local conhecido como a casa que Kobe construiu, irmos inaugurar a sua estátua para que o seu legado possa ser celebrado para sempre", acrescentou a esposa.

Kobe Bryant, 18 vezes All-Star da NBA, aposentou-se em 2016, como o primeiro jogador na história da NBA a jogar pelo menos 20 temporadas com uma única franquia.

Morreu num acidente de helicóptero a 26 de janeiro de 2020, aos 41 anos, juntamente com a sua filha, Gianna, e outras sete pessoas.

O legado lendário de Bryant inclui ajudar os Lakers a ganhar cinco títulos da NBA de 2000 a 2010, ganhar o prémio de Jogador Mais Valioso das Finais da NBA em 2009 e 2010 e receber o prémio de MVP da NBA em 2008. Foi nomeado para a primeira equipa da All-NBA 11 vezes e para a primeira equipa All-Defensive nove vezes.

Bryant, bicampeão olímpico, é o líder de todos os tempos dos Lakers em pontuação na temporada regular, com 33.643 pontos, 1.346 jogos disputados, 1.944 roubos de bola, 1.827 arremessos de 3 pontos e 8.378 lances livres.

Os Lakers disseram que Bryant tinha participado nos planos iniciais para uma estátua, prevista na arena, e que esta foi criada pela escultora Julie Rotblatt Amrany.

A estátua de Bryant juntar-se-á às dos grandes jogadores dos Lakers, Magic Johnson, Shaquille O'Neal, Elgin Baylor, Kareem Abdul-Jabbar, Jerry West, e do radialista Chick Hearn.

"Kobe Bryant foi um dos atletas mais extraordinários de todos os tempos e um dos indivíduos mais emblemáticos da história de Los Angeles", afirmou a proprietária dos Lakers, Jeanie Buss, em comunicado.

"Não há melhor lugar para Kobe ser homenageado com uma estátua do que aqui, no centro da nossa cidade, onde todos podem celebrá-lo e inspirar-se nas suas incríveis conquistas", acrescentou.

Bryant ganhou os títulos de melhor marcador da NBA em 2006 e 2007 e marcou o recorde da carreira e o melhor da franquia com 81 pontos em 22 de janeiro de 2006, contra os Toronto. Os números da sua camisola foram retirados em 2017.

"O espírito transcendente de Kobe está sempre e para sempre em nossos corações, inspirando-nos todos os dias", disse o diretor-geral dos Lakers, Rob Pelinka.

"Com a inauguração desta poderosa e bela estátua, ele também terá uma presença física", reiterou.