NBA: Embiid faz regresso triunfal e inspira os Sixers diante dos Thunder

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NBA: Embiid faz regresso triunfal e inspira os Sixers diante dos Thunder
Joel Embiid voltou de lesão e inspirou o Philadelphia a derrotar o Oklahoma City Thunder
Joel Embiid voltou de lesão e inspirou o Philadelphia a derrotar o Oklahoma City ThunderAFP
Joel Embiid fez um retorno brilhante após dois meses afastado por lesão e inspirou o Philadelphia 76ers a vencer o Oklahoma City Thunder por 109-105 na terça-feira.

Philadelphia 76ers 109-105 Oklahoma City Thunder

O atual Jogador Mais Valioso da NBA foi uma surpresa ao ser incluído no cinco titular dos Sixers no Wells Fargo Center, voltando depois de sofrer uma lesão no joelho na derrota para o Golden State a 30 de janeiro.

Na ausência de Embiid, a temporada do Sixers esteve em queda livre, caindo para as posições de play-in na Conferência Este em vez das vagas automáticas para a pós-temporada. O regresso do jogador de 30 anos, na terça-feira, sugeriu que o conjunto de Filadélfia pode ainda ser capaz de alterar a forma e chegar play-offs, sobretudo depois de terem ultrapassado os Thunder, que chegaram ao jogo como líderes da Conferência Oeste.

Embiid, que terminou com 24 pontos, sete assistências e seis ressaltos após quase 30 minutos de jogo, estava visivelmente exausto depois de arrastar os Sixers para a linha de meta.

"Não foi bom", respondeu Embiid quando lhe perguntaram como se sentia após a vitória: "Mas estou feliz por termos superado isso e conseguido a vitória."

Embiid disse que a reabilitação de uma rutura do menisco esquerdo foi uma das mais difíceis da sua carreira.

"Esta foi muito difícil mentalmente", disse Embiid, que usava uma grande proteção no joelho esquerdo, que estava muito apertado: "Eu só queria voltar. Só vou melhorar, mas esta foi de longe a mais difícil, especialmente mentalmente".

O Oklahoma City liderou a maior parte do jogo e parecia estar a caminho da vitória, depois de abrir uma vantagem de 13 pontos no início da segunda parte. No entanto, uma recuperação no quarto período por parte dos Sixers - que ultrapassaram os seus adversários em 36-25 - fez com que o jogo voltasse decisivamente a favor da equipa da casa.

Dois lances livres de Embiid colocaram a equipa de Filadélfia na frente por 106-105 a 38 segundos do fim, e Embiid fez um roubo de bola crucial antes de sofrer uma falta que o levou de volta à linha de lance livre para colocar os Sixers a ganhar por 108-105.

Tobias Harris fez um último lance livre para selar a vitória.

Washington Wizards 117-113 Milwaukee Bucks

O Milwaukee Bucks foi derrotado pelos Washington Wizards fora de casa.

Corey Kispert foi o herói do Washington, terminando com 27 pontos em 10 de 18 em termos de lançamentos e garantindo apenas a 15.ª vitória da temporada para os Wizards.

Giannis Antetokounmpo liderou Milwaukee com 35 pontos, mas não foi suficiente para evitar que os Bucks caíssem numa derrota que deixou o treinador Doc Rivers a questionar a viabilidade da sua equipa fora de casa.

"Tenho-me sentado e observado tudo - não só os nossos jogadores, mas também a nossa equipa de viagem, tudo", disse Rivers: "Não levamos o profissionalismo e a seriedade necessários para a estrada. Isso é algo que podemos corrigir, e é algo que vamos ter de corrigir. Temos de ser uma melhor equipa de estrada."

Toronto Raptors 111-128 Los Angeles Lakers

Os próximos adversários dos Wizards serão os Los Angeles Lakers, que continuaram a sua bem sucedida viagem com uma vitória contra os Toronto Raptors. LeBron James terminou com 23 pontos e Anthony Davis com 21.

Denver Nuggets 110-105 San Antonio Spurs

Em Denver, Nikola Jokic fez com que os Nuggets superassem os San Antonio Spurs com uma exibição de 42 pontos, enquanto os campeões da NBA conquistaram uma vitória que os levou a recuperar o primeiro lugar no Oeste.

O novato Victor Wembanyama, dos Spurs, por pouco não conseguiu um raro quadruple-double, terminando com 23 pontos, 15 ressaltos, nove desarmes de lançamentos e oito assistências.

Golden State Warriors 104-100 Dallas Mavericks

Os Golden State Warriors deram um grande passo para garantir o seu lugar no play-in depois de derrotarem Luka Doncic e os Dallas Mavericks.

Doncic conseguiu o seu 20.º triplo-duplo da época, com 30 pontos, 12 ressaltos e 11 assistências, mas não foi suficiente para ultrapassar uma prestação obstinada dos Warriors. Andrew Wiggins liderou a pontuação dos Warriors com 23 pontos.

Miami Heat 109-99 New York Knicks

Em Miami, a exibição de 34 pontos de Terry Rozier ajudou os Heat a derrotarem os New York Knicks, mantendo a equipa da Florida firmemente na luta por um lugar no play-off.

Os Heat têm um registo de 42-33, um lugar atrás de Indiana na Conferência de Este. Os Pacers ocupam a última das vagas automáticas para a pós-temporada com um registo de 43-33.