NBA: Miami Heat prepara-se para a visita de Victor Wembanyama, dos Spurs

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NBA: Miami Heat prepara-se para a visita de Victor Wembanyama, dos Spurs

Wembanyama a aquecer pelos San Antonio Spurs
Wembanyama a aquecer pelos San Antonio SpursReuters
Os fãs do sul da Flórida vão finalmente ver, pessoalmente, o novato sensação de San Antonio, Victor Wembanyama (20 anos), quando os Spurs visitarem o Miami Heat esta quinta-feira.

Os Spurs entram com uma série de quatro derrotas consecutivas, tendo acabado de concluir uma série de 2-5 em casa.

O jogo desta quinta-feira será o início de uma viagem de nove jogos para San Antonio, que possui o pior recorde da Conferência Oeste. Os Spurs têm sido igualmente maus em casa (5-21) e fora dela (5-19).

Apesar das dificuldades, os Spurs têm o favorito para o prémio de Rookie do Ano da NBA.

Wembanyama, a primeira escolha geral no draft do ano passado, lidera a liga com uma média de 3,1 bloqueios por jogo. É o melhor jogador dos Spurs em pontuação (20,4 pontos por jogo), ressaltos (10,3 por jogo, empatado em 11º lugar na liga) e roubos de bola (1,2 por jogo).

O seu jogo também é intangível. Basta perguntar a Tre Jones, que lidera os Spurs em assistências (5,8 por jogo).

"O que se destaca em Victor é a maneira como ele pensa o jogo", disse Jones.

Wembanyama, que completou 20 anos no mês passado, pode continuar a melhorar à medida que acrescenta músculos ao seu físico esguio. Ele arremessa 81,3% da linha de lance livre, 53,2% em tentativas de dois pontos e 30,1% em tentativas de três pontos.

No primeiro confronto da sua carreira com os Heat, marcou 18 pontos, 11 ressaltos e sete assistências, o recorde do jogo, a 12 de novembro. No entanto, o Miami recuperou de uma desvantagem de 19 pontos para conseguir uma vitória por 118-113 fora de casa.

"As pessoas estão a depositar muitas expectativas naquele miúdo", disse o central dos Heat, Bam Adebayo, que fez 24 pontos, 11 ressaltos e seis assistências contra Wembanyama e os Spurs em novembro.

"Ele ainda nem conhece a sua rotina... (mas) está a corresponder a essas expectativas. Está a começar a perceber", acrescentou.

Outro jogador do Spurs a ser observado é Devin Vassell, que foi a escolha do primeiro turno de San Antonio (11.º no geral) em 2020. Vassell, que jogou a sua bola universitária no estado da Flórida, é o segundo nos Spurs em pontuação (18.7 pontos).

Nos seus últimos cinco jogos, Vassell, de 23 anos, tem uma média de 25 pontos.

Os Heat, que chegaram às finais da NBA no ano passado, chega ao jogo desta quinta-feira tendo perdido oito das últimas 11 partidas.

Quando o Miami jogou contra o San Antonio em novembro, os Heat estavam a competir na segunda noite de jogos consecutivos. Esta quinta-feira, os Heat terão a mesma situação sem descanso, já que venceu o anfitrião Orlando Magic por 121 a 95 na noite de terça-feira.

"Estávamos a jogar com muito mais vontade", disse o treinador do Miami, Erik Spoelstra, de acordo com o South Florida Sun-Sentinel. "Parecíamos rápidos, o que é bom de se ver", acrescentou.

Ainda não se sabe como o cansaço pode afetar os jogadores do Miami, especialmente Jimmy Butler. O veterano de 34 anos teve 23 pontos, oito ressaltos e oito assistências em 34 minutos na terça-feira.

No entanto, os Heat têm alguma juventude, sobretudo Jaime Jaquez Jr. O novato de 22 anos tinha uma média de 14 pontos, 3,9 ressaltos e 2,7 assistências antes de falhar seis jogos no mês passado devido a uma lesão na virilha.

Depois de voltar em 27 de janeiro, teve uma média de apenas 6,2 pontos, 3,2 ressaltos e 2,4 assistências nos primeiros cinco jogos. Recuperou um pouco na terça-feira, registando 12 pontos e seis ressaltos, embora tenha acertado apenas 4 de 11 pontos e 1 de 5 de 3 pontos.

Siga o Miami Heat-San Antonio Spurs no Flashscore