Mais

NBA: Thunder voltam a superar os Warriors, Wembanyama já bate recordes

Wembanyama já brilha nos Spurs
Wembanyama já brilha nos SpursAFP
Os Oklahoma City Thunder venceram os Golden State Warriors por 138-136, com mais uma vitória no prolongamento e o poste Chet Holmgren em destaque. O francês Victor Wembanyama se tornou o jogador mais jovem a marcar 21 pontos e a ganhar 20 ressaltos num jogo da NBA.

Oklahoma City Thunder 138-136 Golden State Warriors (após prolongamento)

A madrugada deste sábado reservou 13 jogos antes da pausa deste fim de semana para a nova final do In-Season Tournament, na madrugada de domingo, entre os Los Angeles Lakers e os Indiana Pacers, em Las Vegas, no Nevada. O duelo mais emocionante teve lugar no campo dos Thunder, onde as jovens estrelas voltaram a sair vitoriosas contra os veteranos líderes dos Warriors.

O base canadiano Shai Gilgeous-Alexander fez 38 pontos, 5 ressaltos, 5 assistências e 5 desarmes de lançamento, frente a um Stephen Curry, que fez o seu melhor para manter o Golden State à tona com 34 pontos e 6 triplos.

Chet Holmgren, o grande rival de Wembanyama para o prémio de Rookie of the Year, terminou com 21 pontos e sete ressaltos, mas voltou a ser decisivo, tal como na vitória sobre os Warriors a 18 de novembro, quando tentou triplo ao som da buzina para levar o jogo para prolongamento.

Desta vez, o esguio poste de 2,16 metros sofreu uma falta de Draymond Green a sete segundos do fim e teve a cabeça fria para converter os três lances livres que empataram o jogo 118-118.

Curry falhou um lançamento de três pontos de desespero e o jogo foi decidido no prolongamento, com os jovens Thunder a dominarem os Warriors com velocidade e potência.

San Antonio Spurs 112-121 Chicago Bulls

Em San Antonio, os Spurs perderam com os Chicago Bulls, mas os adeptos texanos foram brindados com um dos primeiros recordes de carreira da sua joia, Victor Wembanyama.

O poste francês, considerado a maior promessa da NBA desde LeBron James, marcou 21 pontos (8-20 em lançamentos convertidos), 20 ressaltos e quatro desarmes de lançamentos , marca que nenhum outro jogador havia alcançado na temporada.

Com 19 anos e 338 dias, "Wemby" é o jogador mais jovem da história da NBA a marcar pelo menos 20 pontos e conseguir 20 ressaltos num jogo. Essa marca era anteriormente detida por Dwight Howard, que o fez em 2005, quando faltavam apenas alguns dias para o seu 20.º aniversário.

O desempenho da primeira escolha do draft não conseguiu evitar a 16.ª derrota consecutiva de San Antonio, que iguala o recorde da franquia para uma equipa que está em último lugar na Conferência Oeste.

Denver Nuggets 114-106 Houston Rockets

O atual campeão Denver Nuggets sofreu a primeira derrota da temporada na sua própria casa, frente aos Houston Rockets.

Nikola Jokic terminou com 23 pontos, 16 ressaltos e cinco assistências, mas teve um desempenho de lançamento pouco caraterístico, acertando apenas 9 de 26 (34,6%).

Portland Trail Blazers 112-125 Dallas Mavericks

Os Dallas Mavericks venceram os Portland Trail Blazers, mas sofreram uma lesão de uma das suas estrelas, Kyrie Irving, que abandonou o jogo no segundo período com 11 pontos. O base caiu no chão depois de falhar um lançamento e o companheiro de equipa, Dwight Powell, caiu de costas sobre a perna direita.

Luka Doncic contribuiu com 32 pontos e 10 assistências na vitória dos texanos.

Boston Celtics 133-123 New York Knicks

Em Boston, os Celtics (Neemias Queta não saiu do banco) derrotaram os New York Knicks e aumentaram a série de vitórias para 10 no seu campo nesta época.

A equipa de Boston continua no topo da tabela da zona Este com um registo de 16-5.

Philadelphia 76ers 125-114 Atlanta Hawks

Os Philadelphia 76ers, quarto classificado, tiveram de lutar um pouco mais do que o esperado para derrotar os Atlanta Hawks que não contaram com o astro Trae Young devido a doença.

O camaronês Joel Embiid manteve a sua forma devastadora do último mês e terminou com 38 pontos, 14  ressaltos e quatro desarmes de lançamentos.

Resultados de sexta-feira da NBA:

Charlotte Hornets 119-116 Toronto Raptors 

Orlando Magic 123-91 Detroit Pistons 

Brooklyn Nets 124-97 Washington Wizards

Miami Heat 99-111 Cleveland Cavaliers

Memphis Grizzlies 103-127 Minnesota Timberwolves

Phoenix Suns 106-114 Sacramento Kings

Utah Jazz 103-117 LA Clippers