Nuggets vencem e garantem final da Conferência, Tatum lidera os Celtics no empate da série

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nuggets vencem e garantem final da Conferência, Tatum lidera os Celtics no empate da série
Gordon (à esquerda) comemora com Jokic (à direita)
Gordon (à esquerda) comemora com Jokic (à direita)
Profimedia
Os Denver Nuggets derrotaram os Phoenix Suns esta quinta-feira e tornaram-se a primeira equipa a chegar às finais da conferência da NBA. OS Boston Celtics, por seu lado, forçaram um sétimo e decisivo jogo contra os Philadelphia 76ers.

Os Nuggets, líderes da Conferência Oeste, dominaram do princípio ao fim no reduto dos Phoenix Suns, onde venceram por 125-100, fechando em 4-2 a série à melhor de sete da meia-final da conferência.

A formação de Denver chegou às finais de Conferência pela primeira vez desde a "bolha" da COVID-19 na Flórida em 2020. Vão defrontar os atuais campeões Golden State Warriors ou os Los Angeles Lakers - os Lakers têm uma vantagem de 3-2 na série e recebem os Warriors.

Nikola Jokic, duas vezes melhor jogador da NBA, fez o seu terceiro triplo-duplo da série, registando 32 pontos, 10 ressaltos e 12 assistências. Foi ainda o 11.º triplo-duplo da sua carreira na pós-temporada.

No final, o basquetebolista sérvio vincou que os Nuggets ignoraram a ideia de um "ambiente hostil" no Footprint Center e jogaram com "a mesma mentalidade com que jogamos em casa - apenas ser agressivos, tirá-los dos pontos, obrigá-los a fazer lançamentos difíceis".

"E acho que fizemos isso", sublinhou Jokic à ESPN.

franchise de Denver silenciou o público de Phoenix ao dominar praticamente todas as fases do jogo, chegando ao intervalo com uma vantagem de 81-51 - o que provocou algumas vaias dos adeptos da equipa da casa.

Jamal Murray, que estava em dúvida para o jogo devido a doença, marcou 26 pontos e Kentavious Caldwell-Pope somou 21.

Cameron Payne marcou sete de nove lançamentos triplos, somando 31 pontos pelos Phoenix. Kevin Durant registou 23 e Devin Booker 12.

Mas com o veterano Chris Paul a falhar o quarto jogo consecutivo com uma lesão na virilha e o pivô Deandre Ayton excluído com uma lesão nas costelas, os Suns sofreram outra eliminação embaraçosa depois do afastamento do ano passado em casa perante Luka Doncic e o Dallas Mavericks.

Durant não estava presente nessa altura, tendo chegado em fevereiro através de uma troca de sucesso com Brooklyn. Esta quinta-feira, Durant converteu apenas um dos seus primeiros 10 lançamentos, com os Suns a ficarem para trás.

Quando as suas tentativas começaram a entrar, na segunda parte, já era tarde demais.

TATUM CONSEGUE

Em Filadélfia, Jayson Tatum marcou 16 dos seus 19 pontos no quarto período, com os Boston Celtics a vencerem os Philadelphia 76ers por 95-86 e a empatarem as meias-finais da Conferência de Este a três jogos.

A estrela do ataque de Boston estava a passar por uma noite péssima, com apenas uma conversão em 14 tentativas de lançamento, antes de entrar em erupção com quatro conversões de três pontos no último período, quando os Celtics impediram a tentativa de recuperação do conjunto de Filadélfia.

Os Celtics serão os anfitriões do sétimo jogo, no domingo, tentando impedir que os Sixers cheguem às finais da Conferência pela primeira vez desde 2001 e mantendo-se no caminho certo para voltar às finais da NBA.

O recém-eleito Jogador Mais Valioso da NBA, Joel Embiid, contribuiu com 26 pontos e 10 ressaltos para os 76ers, enquanto o ex-MVP James Harden marcou apenas 13 pontos, fruto de quatro lançamentos de sucesso em 13 tentativas.

Tatum, que teve uma média de 30,1 pontos por jogo na temporada regular, assegurou que nunca perdeu a confiança, mesmo com as dificuldades.

"Sou, humildemente, um dos melhores jogadores de basquetebol do mundo", vincou à ESPN numa breve entrevista no campo na qual abordou a manutenção da sua confiança.

"Felizmente, tenho alguns companheiros de equipa fantásticos que me ajudam a manter a confiança...Eles dizem-me: "Continua a fazer boas jogadas, que a bola vai cair"".

Marcus Smart liderou os Celtics com 22 pontos. Jaylen Brown acrescentou 17 e Malcolm Brogdon marcou 16 pontos.

Mesmo com os problemas de Tatum, os Celtics abriram uma vantagem de 15-3, com Smart e Brogdon a liderarem o marcador antes de os Sixers começarem a recuperar.

A formação de Filadélfia reduziu o défice para três pontos antes de os de Boston se afastarem novamente, aumentando a sua vantagem para 16 pontos por duas vezes no segundo período.

Mas os 76ers recuperaram, aproveitando 17 turnovers do adversário e finalmente assumindo a liderança com dois lances livres de Harden que os colocaram a ganhar por 64-62 a menos de cinco minutos do fim do terceiro período.

Os Sixers lideravam por 73-71 no último período e estavam a ganhar por dois quando Tatum fez o seu primeiro lançamento de três pontos do jogo para colocar o franchise de Boston na frente.

Tatum fez depois um lançamento de três pontos sobre Tyrese Maxey e mais dois lançamentos de fora do arco que aumentaram a vantagem dos Celtics para 11 pontos a 37,6 segundos do fim.

"Tudo o que importava era que tínhamos ganho este jogo", disse Tatum, que também somou sete ressaltos, seis assistências, um roubo de bola e dois lançamentos bloqueados. "É o sétimo jogo, não há nada melhor do que isso".

"Quem é que não gosta do sétimo jogo?", questionou ainda Embiid, na mesma linha.