Embiid brilha pelos 76ers diante dos Celtics, Nuggets batem Suns de forma esclarecedora

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Embiid brilha pelos 76ers diante dos Celtics, Nuggets batem Suns de forma esclarecedora
Al Horford, dos Boston Celtics, defende Joel Embiid, dos Philadelphia 76ers
Al Horford, dos Boston Celtics, defende Joel Embiid, dos Philadelphia 76ersAFP
Os Philadelphia 76ers colocaram-se a uma vitória da conquista da série frente aos Boston Celtics nos play-offs da NBA, esta terça-feira, enquanto os Denver Nuggets derrotaram os Phoenix Suns, aproximando-se também de um lugar na final da Conferência.

No reduto dos Celtics, o melhor jogador da NBA, Joel Embiid, teve uma prestação extraordinária e ajudou os Sixers a vencerem por 115-103, deixando os adeptos da casa em silêncio.

O resultado dá ao 76ers uma vantagem de 3-2 na série à melhor de sete jogos, o que significa que a equipa avançará para a final da Conferência Este caso triunfe no Jogo 6, em Filadélfia, na quinta-feira.

Na Conferência Oeste, os Denver Nuggets, que são cabeças-de-série, também estão no caminho certo, tendo derrotado os Phoenix Suns por 118-102 em Denver.

Nikola Jokic contribuiu com um triplo-duplo, com 29 pontos, e ajudou à vantagem do franchise de Denver na série, por 3-2, antes do Jogo 6 no Arizona, esta quinta-feira.

Os Sixers chegarão ao novo confronto com o Celtics plenos de confiança depois de uma exibição segura no Jogo 5.

Embiid liderou a pontuação num desempenho ofensivo soberbamente equilibrado dos homens de Filadélfia, com cinco jogadores a terminarem com registos de dois dígitos.

Tyrese Maxey atormentou os Celtics com 30 pontos, incluindo seis lançamentos de três pontos, enquanto James Harden foi um espinho constante para os de Bostos, terminando com 17 pontos, 10 assistências e oito ressaltos.

O "jogo perfeito" de Harden

"Achei que Joel fez um ótimo trabalho. Lançou quando precisava de lançar e passou quando precisava de passar", sublinhou o treinador do Sixers, Doc Rivers.

"A nossa compostura em geral foi boa. Sabemos que eles vão fazer lançamentos, vão fazer jogadas. São uma equipa dura e temos de respirar. Acho que os nossos rapazes fizeram isso."

Rivers reservou um elogio especial para a contribuição de Harden.

"Achei que James foi mágico esta noite. Fez um jogo perfeito. Foi agressivo desde o início, quando precisava de ser agressivo. E depois envolveu toda a gente", sustentou.

James Harden, do Philadelphia 76ers, dribla na quadra
James Harden, do Philadelphia 76ers, dribla na quadraAFP

Já o técnico do conjunto Boston, Joe Mazzulla, ficou a lamentar o que descreveu como o pior desempenho da sua equipa na pós-temporada.

"Este foi o primeiro jogo dos play-offs em que não jogámos bem", apontou.

"Não podemos perder a perspetiva porque os jogadores jogaram um basquetebol muito bom. Mas este foi o nosso primeiro jogo realmente muito mau nos play-offs. Não é necessariamente a melhor altura, mas temos de mudar de perspetiva e prepararmo-nos para o próximo jogo", alertou.

Os Celtics nunca recuperaram depois de os 76ers se terem afastado e liderado por 14 pontos no segundo período.

Embora a formação de Boston tenha reduzido a desvantagem para nove pontos ao intervalo, não conseguiu exercer uma pressão sustentada e os Sixers encontraram sempre uma maneira de responder, mantendo os rivais à distância durante toda a segunda parte e liderando por dois dígitos durante quase todo o terceiro e quarto períodos.

A pontuação dos Celtics foi liderada por uma exibição de 36 pontos de Jayson Tatum, enquanto Jaylen Brown terminou com 24.

Triplo de Jokic

Em Denver, os Nuggets assumiram o controlo no início do jogo com um primeiro quarto de 35 pontos, mas os Phoenix recuperaram e venceram a equipa da casa por 25-17 no segundo período.

Os Suns chegaram a ter uma breve vantagem nos últimos minutos da primeira parte, mas o franchise de Denver recuperou e chegou ao intervalo a vencer por 52-49.

Os Nuggets saíram dos blocos nos primeiros minutos do segundo tempo, superando Phoenix por 21-6 para abrir uma vantagem de 73-55. Denver superou Phoenix por 39-25 no terceiro quarto e chegou a liderar por 24 pontos no último período.

O treinador do conjunto de Phoenix, Monty Williams, retirou os seus titulares da quadra muito antes do final, enquanto a formação de Denver comemorava uma vitória crucial.

Jokic terminou com 29 pontos, 13 ressaltos e 12 assistências para liderar os marcadores dos Nuggets, enquanto Michael Porter Jr. fez 19 pontos, incluindo cinco lançamentos de três pontos.

Devin Booker liderou os Suns com 28 pontos, enquanto Kevin Durant terminou com 26.

O treinador do Nuggets, Michael Malone, disse que uma melhor exibição defensiva tinha lançado as bases para a vitória enfática da sua equipa.

"Quando não corremos e não defendemos, não vamos a lado nenhum. E é isso que teremos de fazer no sexto jogo se quisermos fechar esta série", vincou.

Nikola Jokic, do Denver Nuggets, é defendido por Deandre Ayton, do Phoenix Suns
Nikola Jokic, do Denver Nuggets, é defendido por Deandre Ayton, do Phoenix SunsAFP

Já o treinador dos Suns, Williams, admitiu que a capacidade de resposta da sua equipa diminuiu no terceiro período de jogo.

"Não foi nada parecido ao que temos colocado em campo este ano, de acordo com os nossos padrões. Ficámos parados e não nos movimentámos o suficiente. Senti que estávamos um pouco estagnados. Temos de enfrentar o desafio com o físico", referiu.