Beleza e azar de mãos dadas: Gansos aproveitam erros para anular golaço dos castores (2-1)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Beleza e azar de mãos dadas: Gansos aproveitam erros para anular golaço dos castores (2-1)

Paulo Bernardo fez um grande golo, mas os pacenses foram punidos pelos erros cometidos
Paulo Bernardo fez um grande golo, mas os pacenses foram punidos pelos erros cometidosLusa/Opta by Stats Perform
No fecho da 23.ª jornada, Casa Pia e Paços de Ferreira encontraram-se para mais uma ronda de lutas diferentes: a da Europa e a da manutenção. Começaram por sorrir os pacenses com um grande golo de Paulo Bernardo que culminou uma primeira parte de bom nível, mas os casapianos beneficiaram dos erros adversários no segundo tempo e operaram a reviravolta com um autogolo de Maracas e um golo do defesa Fernando Varela.

Recorde aqui as incidências do encontro

A atravessar a pior fase da época com cinco jogos consecutivos sem vencer - dois empates e três derrotas -, os gansos podiam, ainda assim, ultrapassar o Arouca no sexto lugar da tabela. Privado do suspenso Beni, Filipe Martins lançou Afonso Taira no seu lugar, além de Leonardo Lelo e Saviour Godwin nos lugares de Derick Poloni e Romário Baró, em relação ao onze que perdeu em Arouca (2-0).

Escolhas <mark>iniciais</mark> dos treinadores
Escolhas <mark>iniciais</mark> dos treinadoresFlashscore

Já o Paços de Ferreira, lanterna-vermelha do campeonato, procurava reagir à derrota na receção ao Boavista (1-3) e ganhar assim algum alento na luta pela manutenção, numa altura em que está a 10 pontos do Estoril Praia, o primeiro acima da linha de água. Paulo Bernardo e Gaitán foram apostas iniciais de César Peixoto, que relegou Luiz Carlos e Hernâni Infande para o banco de suplentes.

Um óasis num deserto de ideias

Os castores entraram melhor no encontro e assumiram o controlo da posse de bola perante um Casa Pia mais reativo do que propriamente de ideias fixas, embora a bola andasse longe das duas balizas. 

Aos 17 minutos, Rui Pires levantou para a área onde apareceu Gaitán a cabecear ao poste, num lance atípico do argentino que deixou em alerta a defesa dos locais. Responderam os gansos em contra-ataque com vantagem numérica, Saviou Godwin lançou Yuki Soma na área, mas o japonês acabou por perder a posse de bola.

Era preciso algo especial para quebrar o marasmo e foi já em cima do intervalo que esse momento surgiu. No último dos três minutos de compensação, Butzke amorteceu de cabeça para um remate de primeira de Paulo Bernardo, em balão, que encaixou no ângulo superior da baliza de Ricardo Batista, sem hipótese para o guarda-redes. O primeiro golo do médio cedido pelo Benfica na Liga Portugal é candidato a um dos melhores do campeonato.

Estatísticas ao intervalo do encontro
Estatísticas ao intervalo do encontroOpta by Stats Perform

Dois erros e... submarino ao fundo

Sem alterações no regresso dos balneários, o Casa Pia entrou a querer anular a desvantagem e desde cedo montou o cerco à área pacense. Mas foi só perto da hora de jogo que surgiu o primeiro lance de perigo para a equipa de Filipe Martins, com Clayton a aguentar a carga à entrada da área e a rematar contra o corpo de Nuno Lima, levando o esférico a passar perto do poste.

No xadrez dos bancos, Felippe e Romário Baró entraram para a equipa da casa, César Peixoto lançou Alexandre Guedes e Uilton. A insistência dos gansos foi recompensada com um pouco de sorte, aos 64 minutos. Godwin abriu no flanco para o cruzamento a meia altura de Leonardo Lelo, Maracas tentou o corte e desviou para a própria baliza. Marafona ainda tentou afastar, mas não evitou o empate.

Em crescendo exibicional e motivado pelo empate, o Casa Pia desperdiçou uma grande oportunidade para a reviravolta por Yuki Soma que, com tudo para fazer o golo na pequena área, acertou ao lado do poste, chocando contra o mesmo no seguimento do lance. Os pacenses, além de não conseguirem reentrar no encontro, cometeram erros... um deles fatal.

O mau alívio de Uilton sobrou para a área, Felippe foi o mais rápido a reagir, cruzou para a pequena área, Marafona ainda evitou o primeiro remate de Fernando Varela, mas, à segunda, o defesa confirmou o golo que deu a volta ao resultado.

Desnorteados desde o descanso, os castores não demonstraram o discernimento necessário para voltar a entrar no encontro, apesar de ainda terem surgido em posições prometedoras. Desta forma, o Casa Pia ultrapassou o Arouca no sexto lugar e o Paços de Ferreira é cada vez mais último.

Homem do jogo Flashscore: Saviour Godwin (Casa Pia).

Estatísticas vincam a superioridade pacense ao longo do jogo
Estatísticas vincam a superioridade pacense ao longo do jogoOpta by Stats Perform