Chelsea recruta "mental coach" da seleção de râguebi da Nova Zelândia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Chelsea recruta "mental coach" da seleção de râguebi da Nova Zelândia
Gilbert Enoka trabalhará diretamente com o Chelsea
Gilbert Enoka trabalhará diretamente com o ChelseaAll Blacks
Gilbert Enoka, treinador de capacidades mentais e gestor de liderança dos "All Blacks", foi responsável pela implementação de uma "política anti-imbecis" na estrutura neozelandesa e vai juntar-se ao clube da Premier League numa contrato de curta duração que tem por base a consultoria.

Enoka está ligado à seleção de râguebi da Nova Zelândia desde 2000, tendo já desempenhado um vasto conjunto de funções. Nos últimos sete anos, é responsável pela gestão da liderança, depois de ter passado 15 como mental coach.

Durante esse período, os All Blacks conquistaram dois Mundiais consecutivos, em 2011 e 2015, e desfrutaram de um longo período no topo do ranking mundial.

Enoka trabalhou ainda como mental coach da seleção neozelandesa de cricket, entre 1998 e 2004, bem como da seleção de netball do país, entre 1994 e 1997.

"Uma equipa de imbecis faz com que tudo seja sobre eles", disse, em 2017. "São pessoas que se colocam à frente da equipa, pessoas que pensam que estão destinadas a determinadas coisas, que esperam que as regras sejam diferentes para elas. Que operam enganosamente na sombra ou fazem um ruído desnecessário sobre o seu trabalho", apontou.

"A gestão pode não detetar esses comportamentos contraproducentes. Os jogadores e os próprios líderes deviam alertar quem os rodeias devidos aos seus egos inflados. Em muitos casos, as equipas aturam isso porque um jogador tem muito talento. Procuramos sinais de alerta precoce e desarmamos os grandes egos de forma muito rápida. O nosso lema é: 'Se não se pode mudar a pessoa, mudam-se as pessoas'", acrescentou.

O Chelsea é, atualmente, nono classificado da Premier League, com 30 pontos em 21 jogos. No próximo sábado, defronta o West Ham.