Ciclismo: Sozinho durante três semanas, Tadej Pogacar vence o primeiro Giro da carreira

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ciclismo: Sozinho durante três semanas, Tadej Pogacar vence o primeiro Giro da carreira

Tadej Pogacar voou sobre o Giro
Tadej Pogacar voou sobre o GiroAFP
Tadej Pogacar venceu o Giro de Itália na primeira tentativa, no domingo. A 21.ª e última etapa em Roma foi ganha pelo belga Tim Merlier ao sprint.

Tadej Pogacar dominou a prova com seis vitórias em etapas, tantas como Eddy Merckx em 1973, e uma diferença para o segundo classificado, o colombiano Daniel Felipe Martínez, de quase 10 minutos (9.56 minutos)

O esloveno pode agora dedicar-se à segunda parte do seu grande desafio: ganhar o Giro e a Volta a França no mesmo ano, algo que não é conseguido desde Marco Pantani em 1998.

No entanto, não participa na Volta a Espanha, preferindo concentrar-se nos Campeonatos do Mundo de Zurique, no final de setembro, o seu outro grande objetivo.

Este triunfo no Giro vem juntar-se à sua coleção de troféus, que aumenta de dia para dia: com apenas 25 anos, "Pogi" conta já com 77 triunfos, entre os quais dois Tours de França, seis monumentos e uma série de outras clássicas e etapas.

Mais do que nunca, segue as pisadas de Merckx, o maior ciclista de todos os tempos, com quem partilha o mesmo apetite guloso.

No domingo, vestido de cor-de-rosa, festejou a sua vitória durante um desfile ao estilo dos Campos Elísios da Volta a França, onde as pessoas abrem o prosecco e tiram fotografias, antes de os sprinters se explicarem nas ruas da Cidade Eterna.

Tim Merlier conquistou a sua terceira vitória de etapa neste Giro, bem como a camisola de ciclista Jonathan Milan, segundo em Roma, apesar de um furo e de uma longa recuperação a nove quilómetros do fim.