Juan Ayuso vence 63.ª edição da Volta ao País Basco em bicicleta

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Juan Ayuso vence 63.ª edição da Volta ao País Basco em bicicleta

Juan Ayuso sucede a Vingegaard
Juan Ayuso sucede a VingegaardAFP
O espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates) arrebatou este sábado a vitória na Volta ao País Basco em bicicleta, sucedendo no historial ao dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a bike), vítima de um grave acidente na edição deste ano.

Após os 137,8 quilómetros da sexta e última etapa, com partida e chegada em Eibar, Ayuso capitalizou a fuga empreendida na subida ao alto Urkaregi, a 16 quilómetros da meta, para terminar a tirada na segunda posição, com o mesmo tempo do vencedor, o seu compatriota Carlos Rodríguez (INEOS).

Os dois terminaram a etapa rainha em 03:37.14 horas, com uma vantagem de 41 segundos sobre o dinamarquês Mattias Skjelmose (Lidl-Trek), que defendia a liderança e foi incapaz de acompanhar os fugitivos, e o também espanhol Marc Soler (UAE Emirates).

Desta forma, o jovem catalão Ayuso, de 21 anos, sagrou-se vencedor da 63.ª edição da corrida basca, com 42 segundos de diferença sobre o andaluz Rodríguez, segundo classificado, e 43 sobre Skjelmose, terceiro.

O português Nelson Oliveira (Movistar) terminou a corrida no 34.º lugar, a 07.42 minutos do vencedor, depois de este sábado ter sido 47.º na etapa, a 06.16.

A edição de 2023 da Volta ao País Basco fica marcada pelas quedas, nomeadamente a ocorrida na quinta-feira, que vitimou Vingegaard, vencedor da Volta a França em 2022 e 2023, o esloveno Primoz Roglic (BORA-hansgrohe), que liderava a corrida, o belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) e o australiano Jay Vine (UAE Emirates), mas também na sexta, afetando o espanhol Mikel Landa (Soudal Quick-Step).