Num final sinuoso marcado por duas quedas, o ciclista da Total Energies aproveitou a oportunidade para lançar o sprint a 250 metros de distância. O francês de 35 anos manteve-se firme até ao fim e conquistou a maior vitória da sua carreira. Esta é a primeira vitória gaulesa nesta Vuelta e, com Lenny Martinez (Groupama-FDJ) na camisola vermelha, o cenário é perfeito para o ciclismo francês.
Esta etapa é toda para os sprinters, mas como segue a costa mediterrânica durante vários quilómetros com uma forte incidência do vento, prometia ser uma etapa nervosa. E quando se tem em conta os problemas de organização da Vuelta com a sinalização, pode rapidamente transformar-se numa armadilha para os favoritos. Geraint Thomas (INEOS-Grenadiers), que perdeu tempo na quinta-feira nas encostas do Pico del Buitre, foi ao chão na segunda hora de corrida, mas evitou o pior.
Desde o quilómetro 0, José Herrada (Cofidis) e Ander Okamika (Burgos-BH) tinham uma vantagem de pouco mais de 2.30 minutos, antes de o pelotão voltar à frente a 65 quilómetros de Oliva. Enquanto o castelhano se recompunha, o basco fazia uma última etapa de quase 25 quilómetros.
Após a passagem de Gandía, uma queda a 10 quilómetros do fim fez com que Pierre Latour (TotalÉnergies) fosse para o asfalto e atrasou Aleksandr Vlasov (Bora-Hansgrohe) e Sepp Kuss (Jumbo-Visma), o segundo classificado do líder Lenny Martinez (Groupama-FDJ). Cinco quilómetros mais tarde, na estreita estrada de Oliva, Thymen Arensman (INEOS-Grenadiers), 6º da geral no ano passado, sofre uma forte queda e é obrigado a abandonar. Romain Bardet (DSM-Firmenich) conseguiu retomar a corrida.
Num final marcado por uma série de curvas em que o posicionamento era fundamental, Soupe arrancou de uma distância de 250 metros e segurou o resto do pelotão para vencer. Foi uma boa surpresa para o clã francês e uma vitória prestigiosa para um ciclista que trabalhou muito ao serviço dos outros antes de levantar os braços numa grande volta..
Na geral não existe grandes alterações. Lenny Martínez é o camisola vermelha, com Sepp Kuss (Jumbo-Visma) a oito segundos e Marc Solver (UAE Team Emirates) a 51 segundos. João Almeida é o melhor dos portugueses, no 16.º posto, a 3.17 minutos da liderança.