Cinco videojogos desportivos que (quase de certeza) não conhecia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Cinco videojogos desportivos que (quase de certeza) não conhecia
Fernando Martín Basket Master causou sensação em Espanha.
Fernando Martín Basket Master causou sensação em Espanha.Flashscore
Afastamo-nos dos simuladores clássicos que todos conhecem para resgatar alguns títulos em que praticamente ninguém pensa quando se trata de classificar os jogos desportivos mais marcantes.

Há quase um mês, fizemos um ranking dos 10 melhores videojogos desportivos da história. Agora, mergulhamos numa miríade de títulos para lhe apresentar uma lista de cinco raridades que vai querer experimentar depois de ler este artigo:

Soccer Kid

Longe de ser um simulador, este jogo de futebol é um jogo de plataformas ao mais puro estilo Super Mario Bros. Foi lançado em 1993, inicialmente para o computador Amiga, e o objetivo era completar os diferentes ecrãs, eliminando os aliens, para salvar a celebração do campeonato do mundo.

Krisalis foi o criador deste divertido videojogo em que um rapaz usa a sua bola como arma para eliminar os maus da fita. Pelo caminho, encontra uma série de vilões, incluindo um clone hilariante do tenor italiano Luciano Pavarotti.

Windjammers

Algures entre o desporto de lançamento de frisbees e a dinâmica do primeiro PONG, encontramos este título divertido cujo objetivo é ganhar uma espécie de jogo de voleibol fazendo ricochetear um disco nas paredes e marcando golos.

Esta espécie de Air Hockey humano foi lançada em 1994, para o Neo Geo, no auge da popularidade das máquinas de arcada. Dado o seu sucesso anterior, Windjammers 2 foi lançado em 2022 para uma vasta gama de plataformas atuais.

História do Golfe

Este seria o jogo de desporto perfeito para quem não gosta de desporto. A Sidebar Games trouxe para as consolas portáteis da Nintendo uma experiência em que as partidas de golfe são o menos importante, já que o seu modo de história ao estilo RPG encantou os jogadores que o experimentaram.

Com o humor como bandeira, foi lançado em setembro de 2017 e é composto por cinco rondas em que se conta a história dramática de um golfista que tem de desistir de tudo para ter uma última oportunidade de ver os seus sonhos profissionais realizados.

Emilio Butragueño Futebol!

Entre a traição e a glória. O título mais vendido da era dourada do software espanhol - mais de 100.000 cópias, segundo alguns relatos - foi lançado em 1988 em várias plataformas, incluindo Spectrum e MSX. Nessa altura, estava na moda utilizar a imagem de desportistas nos jogos de vídeo e, para este, escolheram o mais famoso do momento em Espanha.

A combinação era imbatível. Foi uma revolução para o ano em que foi feito e podia ser jogado sozinho ou com amigos. Uma verdadeira maravilha em que o Buitre se distinguia pelo seu cabelo louro, diferente do castanho do resto da equipa. Para não pagar mais do que os 10 a 15 milhões de pesetas (60.000-90.000 euros) oferecidos ao futebolista, o criador Topo Soft evitou dar dinheiro ao Real Madrid pintando o equipamento de vermelho na capa.

Fernando Martín Mestre do Basquetebol

O falecido Fernando Martín, a primeira estrela espanhola a jogar na NBA, também teve o seu próprio jogo de vídeo. Tal como no caso anterior, foi lançado principalmente para o Spectrum, em 1987. A criação da Dinamic Software destacou-se pelas repetições espetaculares dos melhores cestos.

Este título consistia em vencer Martín num jogo de um contra um em todo o campo. Embora os gráficos não fossem nada de especial, a diversão era garantida. Os jogadores mais espertos percebiam que, ao esperarem por ele debaixo do cesto, recebiam uma falta pessoal e ganhavam sempre com a desqualificação de Fernando.