Fórmula 1: Pole para Max e Aston Martin de regresso aos bons resultados no GP Brasil

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fórmula 1: Pole para Max e Aston Martin de regresso aos bons resultados no GP Brasil
Max somou a 11.ª pole da época
Max somou a 11.ª pole da épocaAFP
A qualificação para o GP do Brasil, no circuito de Interlagos, acabou a meio da Q3 devido à chuva intensa que impediu a sessão de continuar. Antes da bandeira vermelha e da decisão de não repetir a qualificação, Verstappen foi o mais rápido, Leclerc ficou em segundo lugar, Stroll fechou o pódio com o companheiro Fernando Alonso logo atrás de si.

Q1

No primeiro contacto com a pista, ainda seca, houve problemas para os dois Ferrari e para Checo Pérez, que começaram em zona de eliminação, enquanto Norris e Hamilton eram os mais rápidos. Na segunda tentativa, já com avisos sobre a chuva que se aproximava, corria-se ainda sem água e com todos os pilotos a melhorarem o seu tempo, especialmente Leclerc

Na última oportunidade, Russel marcou o melhor tempo da Q1, com Tsunoda, Ricciardo, Bottas, Sargeant e Zhou a ficarem arredados. 

Q2

15 minutos pela frente na tentativa de ficar com a pole position para a corrida de domingo. Os Red Bull não correram riscos e colocar pneus novos para liderar, apesar de Norris se intrometer. Surpreendentemente, começava a aparecer Lance Stroll, a pouco mais de duas décimas de Verstappen e com pneus usados. Numa primeira fase, Alonso, Russel e os dois Ferrari estavam em zona de eliminação.

À segunda tentativa, ainda sem chover, Sainz e Leclerc fazem as respetivas voltas rápidas e aproximam-se de Max, da mesma forma que Alonso, Sainz e Russel. 

A quatro minutos do fim, chegou Norris para roubar a liderança. Estava tudo preparado para uma última sessão em grande e sem grandes confianças, tendo em conta que a maioria voltou a trocar de pneus. Desilusão para a Alpine, com Gasly e Ocon a ficarem fora dos 10 primeiros.

Q3

A lutar pelo topo encontravam-se 10 carros e 5 equipas: McLaren, Red Bull, Mercedes, Ferrari e Aston Martin. Agora sim, começava a aproximar-se a chuva e a contagem decrescente parecia passar a correr devido à ameaça da bandeira vermelha. Todos precisavam de dar o seu melhor à primeira tentativa. 

Chegaram primeiro os Aston Martin, com Stroll à frente de Alonso, ainda assim no mesmo décimo de segundo. A seguir chegou Verstappen para assumir a liderança e Leclerc para ficar atrás do neerlandês. Devido a um mau setor, Sainz acabou no oitavo lugar. 

O último a sair da box foi Piastri e a meio do caminho saiu da pista já húmida e ficou por aí. A meteorologia obrigou a acabar a qualificação mais cedo, mas Max ainda foi a tempo de agarrar a pole com as duas mãos.