Mais

Jenson Button: "Não acho que Sergio Pérez esteja em perigo para este ano"

Sergio Pérez sofreu uma queda abrupta de forma
Sergio Pérez sofreu uma queda abrupta de formaReuters
O lugar de Sergio Perez (33 anos) na Red Bull está seguro para esta temporada de Fórmula 1, disse o ex-campeão Jenson Button, mas se as dificuldades do mexicano continuarem, ele poderá ter de procurar outra equipa no próximo ano.

Sergio Pérez estava na discussão do campeonato há apenas um mês, mas sofreu uma queda dramática no desempenho com uma série de resultados abaixo da média, não conseguindo chegar ao pódio nas últimas três corridas para a dominante Red Bull.

O companheiro de equipa, Max Verstappen, conquistou a sua sexta vitória da campanha no Grande Prémio do Canadá, no domingo, para abrir uma vantagem de 69 pontos sobre Pérez na classificação, com Fernando Alonso, da Aston Martin, a aproximar-se do segundo lugar, agora apenas a nove pontos de distância.

A preocupação aumentou ao ponto de o chefe de equipa da Red Bull, Christian Horner, ter sentido a necessidade de conversar com Sergio Pérez em Montreal, dizendo-lhe para esquecer o campeonato e concentrar-se na condução.

Perez não tem estado ao seu melhor nível nas últimas semanas
Perez não tem estado ao seu melhor nível nas últimas semanasReuters

Horner também disse que a equipa ia apoiar Pérez e ajudá-lo a ultrapassar a crise, mas a Red Bull nem sempre tem mostrado paciência com pilotos com fraco desempenho.

"Não acho que ele esteja em perigo para este ano, mas no final da época quem sabe", disse Jenson Button durante uma conferência de imprensa para promover a primeira corrida de rua da NASCAR, que terá lugar em Chicago dentro de duas semanas e na qual o britânico irá competir. 

"Obviamente, eles têm o Daniel Ricciardo como embaixador, mas não sei se estão dispostos a colocá-lo naquele lugar. Tenho de ter pena do Checo, ele esteve abaixo da média em três corridas consecutivas. Não há como apanhar o Max agora que fugiu e o campeonato é definitivamente dele", acrescentou Button.

Mercado de pilotos

Estão a começar a surgir cenários sobre uma possível mudança de pilotos na Red Bull.

Um dos rumores é que Ricciardo, que já pilotou para a Red Bull de 2014 a 2018, passaria de reserva para um lugar na equipa irmã AlphaTauri, substituindo Nick de Vries, que tem tido um desempenho fraco.

Tal mudança permitiria ao australiano Ricciardo remover alguma ferrugem competitiva e fazer uma transição perfeita de volta para o lugar da Red Bull, se Pérez fosse dispensado.

"Eles vão levar alguém da AlphaTauri?", questionou Button.

"Se sim, quem seria - De Vries ou colocariam (Yuki) Tsunoda na equipa A", acrescentou.

Button também asumiu que vai voltar a correr a tempo inteiro no próximo ano. O piloto de 43 anos vai participar em três corridas da NASCAR Cup esta época, incluindo Chicago, e há duas semanas fez parte do alinhamento de pilotos da Garage 56 da NASCAR nas 24 Horas de Le Mans.

Button não quis dizer em que equipa ou série irá competir, referindo apenas que serão corridas de resistência na Associação Internacional de Desportos Motorizados (IMSA) ou no Campeonato Mundial de Resistência (WEC).

"No próximo ano vou correr em qualquer coisa, fazendo uma época completa", disse Button.

"Quero fazer uma temporada completa no próximo ano e, se o tempo permitir, será uma corrida de resistência", acrescentou.