Max Verstappen: "Fizemos uma grande corrida, foi muito renhida"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Max Verstappen: "Fizemos uma grande corrida, foi muito renhida"

Max Verstappen: "Aproveitei as minhas hipóteses no início, estava muito perto"
Max Verstappen: "Aproveitei as minhas hipóteses no início, estava muito perto"Profimedia
O neerlandês Max Verstappen (Red Bull), que criticou o espetáculo que envolveu o regresso da Fórmula 1 a Las Vegas, venceu pela 18.ª vez esta época, no final de um Grande Prémio cheio de reviravoltas.

"Viva Las Vegas", acabou por cantarolar no seu rádio, ao estilo de Elvis Presley, o mal-humorado Verstappen, já com o terceiro título de campeão do mundo assegurado, depois de ter criticado esta semana o novo circuito e os seus bastidores, marcados por um acidente na quinta-feira à noite, durante os primeiros treinos.

Na cidade de todos os vícios, o neerlandês mostrou todo o seu talento no terreno para dominar o poleman do Mónaco, Charles Leclerc (Ferrari), e o seu companheiro de equipa na Red Bull, Sergio Perez, que garantiram o 2.º lugar no campeonato do mundo antes da última corrida da temporada, na próxima semana, em Abu Dhabi.

Desde o início, Verstappen mergulhou na primeira curva, travando tarde para ultrapassar Leclerc, uma manobra mais tarde considerada ilegal pelos comissários de pista, que lhe aplicaram uma penalização de cinco segundos. O astuto "Max" também travou os seus rivais num recomeço a dois tempos após a saída do safety car (4.ª volta) e foi o autor de uma saída das boxes musculada, mas finalmente legal, mais tarde na corrida.

"Apertado"

Em busca da primeira vitória nesta temporada, Leclerc, de volta à liderança na 16.ª volta (de 50), cedeu de vez o lugar ao neerlandês na 37.ª, enquanto as trocas de liderança se sucediam numa bela batalha a três com Pérez.

O mexicano tinha feito um péssimo arranque com uma paragem nas boxes na primeira volta, mas conseguiu fazer uma recuperação soberba com algum sucesso e com a chegada atempada para ele do safety car na volta 25. No entanto, ele foi ultrapassado na última volta por uma excelente ultrapassagem de Leclerc na curva, negando à Red Bull um final em dois.

"Tentei a minha sorte no início (...), fizemos uma grande corrida hoje, foi muito renhida", congratulou-se Verstappen no final.

Celebrado com grande pompa, o regresso da F1 a Las Vegas, 41 anos depois de duas corridas realizadas no parque de estacionamento do Caesars Palace, em 1981 e 1982, foi recebido com algumas críticas e começou com um dia embaraçoso na quinta-feira, quando o início dos testes foi gravemente perturbado por... uma tampa de esgoto.

Beckham, Zlatan, Rihanna, Justin Bieber...

A Liberty Media, empresa que detém a F1, investiu muito neste Grande Prémio, que exigiu meses de obras e afetou o trânsito na famosa Las Vegas Strip e nos seus muitos hotéis.

Max Verstappen não se mostrou muito entusiasmado com um evento orientado para o showbiz - "eles não entendem o que fazemos na pista" - nem com o circuito - "não é interessante" - que descreveu como o equivalente à "Liga Nacional (5.ª divisão em Inglaterra)" em comparação com a "Liga dos Campeões" do circuito urbano do Mónaco.

Entre as estrelas presentes em Las Vegas, as câmaras captaram Rihanna, os futebolistas David Beckham e Zlatan Ibrahimovic, a antiga esquiadora americana Lindsey Vonn, a atriz vencedora de um Óscar Lupita Nyong'o e Justin Bieber, que agitou a bandeira axadrezada no final.

O francês Esteban Ocon (Alpine), por sua vez, conquistou um belo 4.º lugar.

"É uma sensação muito boa. Desde Singapura que não tínhamos tido muito sucesso. Hoje mostrámos que fazemos as coisas bem e que temos a velocidade", comentou, com o seu companheiro de equipa Pierre Gasly a terminar em 11.º.

"Toda a gente criticou Las Vegas, mas, no final, foi uma grande corrida", disse o chefe da Ferrari, Frédéric Vasseur.

Os italianos ficaram a quatro pontos do 2.º lugar da Mercedes (Hamilton 7.º, Russell 8.º) na classificação dos construtores.

O britânico Lando Norris (McLaren) esteve envolvido num espetacular acidente na 4.º volta, mas conseguiu sair a pé do circuito.