O calendário recorde de 24 corridas da Fórmula 1 para 2024: Do Bahrein a Abu Dhabi

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

O calendário recorde de 24 corridas da Fórmula 1 para 2024: Do Bahrein a Abu Dhabi

A temporada 2024 da Fórmula 1 começa no Bahrein
A temporada 2024 da Fórmula 1 começa no BahreinProfimedia
A Fórmula 1 terá um recorde de 24 corridas na temporada que começa no Bahrein, no próximo sábado.

1. Bahrain (Sakhir) - 2 de março

A primeira corrida do Médio Oriente celebra o seu 20.º aniversário, realizando-se num sábado para acomodar o Ramadão. A pista é abrasiva e o vento também é um fator importante. Lewis Hamilton venceu cinco vezes no Bahrein. Fernando Alonso é o único piloto ainda em prova que participou na estreia em 2004.

2. Arábia Saudita (Jeddah) - 9 de março

Sergio Perez venceu no ano passado, um dos três únicos que o companheiro de equipa da Red Bull, Max Verstappen, não venceu. O traçado de Corniche é o segundo mais longo da temporada e o circuito de rua mais rápido. Também será disputado num sábado.

3. Austrália (Melbourne) - 24 de março

Albert Park é a corrida caseira de Oscar Piastri, da McLaren, e Daniel Ricciardo, da RB, mas nenhum australiano jamais venceu na Austrália. Hamilton fez a pole com um recorde de oito vezes em Melbourne e a McLaren venceu um recorde de 11 vezes.

4. Japão (Suzuka) - 7 de abril

Realizada em setembro do ano passado, a Red Bull conquistou o título de construtores em Suzuka, propriedade da Honda, em 2023, com a segunda vitória japonesa consecutiva de Verstappen. O circuito em forma de oito é a casa de Yuki Tsunoda, da RB. Já se passaram 20 anos desde a última vitória da Ferrari, com Michael Schumacher, em 2004.

5. China (Xangai) - 21 de abril

Ausente do calendário desde 2019, quando Hamilton venceu pela Mercedes, Xangai recebe uma corrida de sprint pela primeira vez. Guanyu Zhou, da Sauber, será o primeiro piloto chinês de F1 a correr diante dos seus adeptos.

6. Miami - 5 de maio

A quinta ronda da época do ano passado e um momento chave. Verstappen e Pérez tinham duas vitórias cada, mas Miami deu início a uma série recorde de 10 vitórias consecutivas para Verstappen. Este ano, Miami acolhe um sprint pela primeira vez. Uma das três corridas em casa para Logan Sargeant, da Williams.

7. Emilia Romagna (Imola) - 19 de maio

Cancelada no ano passado devido a inundações, a pista anti-horária é rápida, acidentada e estreita. Com o nome do fundador da Ferrari, Enzo, e do filho Dino, a pista é também um memorial ao tri-campeão brasileiro Ayrton Senna e ao austríaco Roland Ratzenberger, que morreram no fim de semana da corrida de 1994.

8. Mónaco - 26 de maio

Agora talvez ultrapassado por novos locais mais vistosos, o Mónaco tem história e glamour e é o lar de muitos pilotos. A pista mais curta é também a corrida com mais voltas e menos ultrapassagens. Charles Leclerc, da Ferrari, pode tornar-se o primeiro vencedor em casa.

9. Canadá (Montreal) - 9 de junho

Esta corrida surgiu depois do Mónaco e de Espanha no ano passado. Uma corrida em casa para Lance Stroll, da Aston Martin, e para o pai Lawrence, proprietário da equipa. Hamilton conquistou a sua primeira vitória na F1 aqui e tem um recorde conjunto (com Schumacher) de sete em Montreal. Verstappen venceu as duas últimas.

10. Espanha (Barcelona) - 23 de junho

O início de uma tripla jornada europeia com a Áustria e a Grã-Bretanha. Verstappen registou a sua primeira vitória na F1 aqui, em 2016. Hamilton partilha o recorde de seis vitórias com Schumacher. Alonso e Carlos Sainz, da Ferrari, são os pilotos da casa.

11. Áustria (Spielberg) - 30 de junho

A corrida em casa da Red Bull e uma corrida de sprint novamente. Apenas 10 curvas e a corrida mais curta em termos de tempo. Verstappen venceu quatro vezes em Spielberg, que atrai um grande contingente de seus fãs neerlandeses.

12. Grã-Bretanha (Silverstone) - 7 de julho

No calendário desde a primeira temporada, em 1950, e uma corrida em casa para Hamilton, o companheiro de equipa George Russell e Lando Norris, da McLaren. Hamilton ganhou um recorde de oito vezes e esteve na pole em sete, com 13 presenças no pódio.

13. Hungria (Budapeste) - 21 de julho

Hamilton venceu um recorde de oito vezes. Verstappen conquistou a sua primeira pole de F1 aqui em 2019, Alonso a sua primeira vitória em 2003.

14. Bélgica (Spa-Francorchamps) - 28 de julho

Norris e Verstappen têm mães belgas, tornando Spa uma espécie de corrida em casa. Verstappen venceu três vezes seguidas. Uma volta é a mais longa da F1 e uma das mais rápidas.

15. Holanda (Zandvoort) - 25 de agosto

A corrida em casa de Verstappen. Venceu todos os anos desde que voltou ao calendário em 2021. Zandvoort, nas dunas de areia costeiras, é distintamente da velha escola.

16. Itália (Monza) - 1 de setembro

O Templo da Velocidade nos arredores de Milão recebe a corrida em casa da Ferrari. Hamilton e Schumacher partilham o recorde de cinco vitórias cada num circuito com longas retas e 11 curvas.

17. Azerbaijão (Baku) - 15 de setembro

Realizada em abril do ano passado e ganha por Pérez, pela segunda vez em três anos. Esta continua a ser a sua vitória mais recente. O circuito de rua de Baku está no calendário desde 2016 e Pérez é o único vencedor repetido.

18. Singapura - 22 de setembro

A única corrida que a Red Bull não conseguiu vencer no ano passado, com a vitória de Carlos Sainz, da Ferrari. A corrida noturna, quente e húmida, é um dos maiores desafios físicos da temporada.

19. Estados Unidos (Austin) - 20 de outubro

No início da segunda prova tripla do ano, Austin será novamente uma corrida de sprint. Todas as corridas na ondulante pista do Texas, no sentido anti-horário, foram vencidas a partir da primeira fila da grelha. Sargeant marcou o seu único ponto até agora, no ano passado.

20. México (Cidade do México) - 27 de outubro

Verstappen venceu cinco dos últimos seis GPs mexicanos, tornando-se no ano passado o primeiro piloto a vencer 16 corridas numa temporada. Hamilton selou os seus campeonatos de 2017 e 2018 no México.

21. Brasil (São Paulo) - 3 de novembro

O único circuito a sediar um sprint todos os anos desde que o formato estreou em 2021, Interlagos terá novamente um sprint este ano.

22. Las Vegas - 23 de novembro

A famosa Strip fez a sua estreia na F1 no ano passado como a penúltima corrida, e num sábado à noite. Uma tampa de esgoto solta causou estragos nos treinos. O início da terceira e última corrida tripla desta época.

23. Catar (Lusail) - 1 de dezembro

Verstappen conquistou o seu terceiro campeonato consecutivo num sábado ao sprint, no ano passado. O Catar foi a 17.ª ronda de 2023 e realizou-se em outubro, quando o calor extremo se revelou um problema para a corrida principal. O fim de semana é novamente marcado por um sprint.

24. Abu Dhabi (Yas Marina) - 8 de dezembro

Verstappen venceu esta prova nos últimos quatro anos, em circunstâncias polémicas em 2021, quando bateu Hamilton para o seu primeiro título.