Dados apontam surpresas para o fim de semana: Milan, Liverpool e Legia terão dificuldades

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Dados apontam surpresas para o fim de semana: Milan, Liverpool e Legia terão dificuldades
Giroud marcou apenas um golo nos últimos nove jogos que disputou
Giroud marcou apenas um golo nos últimos nove jogos que disputou
AFP
Quem vai ganhar? Esta questão chave é abordada diariamente pelos adeptos do desporto e pelos especialistas em todo o mundo. Na maioria das vezes, porém, estes são movidos pelos sentimentos e pelas próprias impressões do que pelos números inquestionáveis. A resposta certa a esta pergunta pode muitas vezes ser valiosa, especialmente se se tratar de um favorito. É por isso que, todas as sextas-feiras, o Flashscore, em colaboração com a empresa de dados 11Hacks, apresentará análises de partidas em que os dados sugerem que o resultado (menos) esperado pode acontecer.

AC Milan - Torino

O AC Milan está há cinco jogos sem vencer na Serie A, tendo apenas empatado (2-2) frente ao Lecce durante essa série. Além disso, os 14 golos sofridos não foram produto do acaso e resultaram de um grande número de oportunidades dos adversários.

Registo defensivo do Milan nos últimos 5 jogos
Flashscore

No início de janeiro, de acordo com modelos matemáticos, o Milan tinha a segunda melhor defesa da liga e estava perto do nível de Napoles e Inter em termos de remates concedidos aos adversários. Apenas a AS Roma, de Mourinho, concedia menos oportunidades de golos.

Este é um bom exemplo de como as lesões dos principais jogadores e a má fase do guarda-redes têm um enorme impacto no jogo de uma equipa.

Nos últimos três jogos, o defesa Tomori sofreu problemas de saúde, seguindo-se o médio-defensivo Bennacer. Com um importante jogo da Liga dos Campeões, contra o Tottenham, no horizonte, ambos estão fora do próximo jogo da liga.

Um problema a longo prazo é a ausência do guarda-redes Mike Maignan, uma das figuras-chave da época passada. Com o francês o Milan tinha o melhor guarda-redes da Serie A e com o seu substituto, Ciprian Tatarusanu, tem o pior.

De acordo com modelos matemáticos, o guarda-redes romeno sofreu mais cinco golos do que aqueles que deveria de ter sofrido, de acordo com a qualidade do remate dos adversários. Em termos de minutos jogados, mais nenhum jogador da Serie A tem um registo tão mau.

O AC Milan sofreu 15 golos nos últimos 5 jogos realizados em todas as competições
Flashscore

O Milan enfrentará o Torino em casa no jogo entre o sexto e sétimo classificados. Os comandados de Ivan Juric estão exatamente nessa média no que diz respeito à qualidade das oportunidades criadas, ao passo que possuem a sexta melhor defesa do campeonato. Vanja Milinkovic-Savic tem apresentado boas exibições.

Além disso, o Torino consegue criar oportunidades perigosas a partir das bolas paradas, nas quais a equipa de Milão já sofreu 9 golos, o mesmo número que a última classificada, a Cremonese. A maior ameaça à defesa do Milan é Alessandro Buongiorno que, embora ainda não tenha marcado esta época, cria oportunidades com regularidade.

Liverpool - Everton

O atual décimo lugar do Liverpool na tabela da Premier League é o resultado de uma longa lista de fatores. Estes incluem cansaço ou lesões de jogadores-chave, ausência de reforços no meio-campo, mudanças táticas falhadas, erros defensivos e, em grande medida, falta de sorte.

Tudo isto teve, de longe, um grande impacto no desempenho defensivo da equipa, que é a quinta pior da Premier League em termos de número de oportunidades concedidas, aproximadamente ao nível de Bournemouth, Leicester ou Crystal Palace. Assim, enquanto o Arsenal e o Manchester City sofrem, em média, 0,8 golos por jogo, o Liverpool está atualmente nos 1,5, quase o dobro.

Esta situação ficou ainda pior após o reinício da competição, em dezembro, ou seja, nos últimos 6 jogos disputados. Neste período, nenhuma outra equipa permitiu que os seus adversários tivessem tantas oportunidades como os reds.

Golos esperados concedidos nos últimos seis jogos da Premier League
Flashscore

A dificuldade dos embates também entra em jogo, embora isso seja relativamente positivo para a equipa de Klopp, que já enfrentou Aston Villa, Leicester, Brentford, Brighton, Chelsea e, mais recentemente, o Wolverhampton. De acordo com os modelos matemáticos, o Liverpool deveria ter sofrido 10 golos (sofreram nove), pelo que nem mesmo Alisson na baliza pode fazer muito.

Embora no ataque o Liverpool não tenha os mesmos problemas e crie oportunidades com uma frequência semelhante à do Manchester City, equipa com o melhor ataque da Premier League, os jogadores ofensivos passam por um período de vários desperdícios de oportunidades. Salah e Darwin juntos marcaram apenas por uma vez em janeiro, mas remataram 25(!) vezes às balizas adversárias. Com base na qualidade dessas oportunidades de golo, deveriam de ter feito cinco golos.

O Everton é reconhecidamente uma das equipas mais vulneráveis na defesa, mas com o novo treinador, Sean Dyche, manteve o Arsenal longe do golo na última jornada, além de contar com Jordan Pickford, um dos melhores guarda-redes da Premier League.

Além disso, o Everton cria perigo nas bolas paradas (sendo Tarkowski, Onana e Calwert-Lewin os mais ameaçadores), que o Liverpool defende, na melhor das hipóteses, de forma medíocre e provavelmente estará ainda sem o lesionado Van Dijk. Neste jogo tudo pode acontecer.

Legia - Cracóvia

Trata-se de uma partida entre duas equipas iguais e com muito para jogar. O Cracóvia, atual sexto classificado, classifica-se em quinto lugar se atendermos à métrica matemática dos pontos esperados, o que se deve, principalmente, ao seu excelente desempenho defensivo.

Em termos de remates concedidos, a equipa é a quarta melhor de toda a Ekstraklasa. A equipa defende muito bem o corredor central e o guarda-redes, Karol Niemczycki, também contribui significativamente para o bom desempenho defensivo da equipa. Falamos de um dos melhores guarda-redes da liga e, em termos de dados, está ao nível de Vladan Kovacevic, guardião do líder Rakow.

Em termos defensivos, os dados do Legia são semelhantes, embora o guarda-redes Kacper Tobiasz, de 20 anos, ainda não esteja à altura da qualidade de Niemczycki. Em termos de qualidade das oportunidades criadas, ambas as equipas têm praticamente os mesmos números, aplicando-se o mesmo às bolas paradas ofensivas e defensivas.

Neste jogo estarão dois dos melhores guarda-redes do campeonato
Legia/Cracóvia/Opta by Stats Perform