Dani Alves condenado a quatro anos e meio de prisão por agressão sexual

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Dani Alves condenado a quatro anos e meio de prisão por agressão sexual
Dani Alves durante um dos seus julgamentos
Dani Alves durante um dos seus julgamentosAFP
O antigo futebolista brasileiro Dani Alves foi condenado pela violação de uma jovem de 23 anos numa casa de banho da discoteca Sutton, em Barcelona, na noite de 30 de dezembro de 2022. Estava em prisão preventiva desde janeiro de 2023 e conheceu, esta quinta-feira, a sentença.

O Tribunal Superior de Barcelona pronunciou-se sobre o caso de agressão sexual que envolveu o antigo jogador do Sevilha e do Barcelona Dani Alves. Foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão e a mais cinco anos de liberdade condicional. Além disso está impossibilitado de comunicar com a vitíma durante nove anos e seis meses, bem como a ter de pagar uma multa de 150 mil euros.

"A sentença considera que ficou provado que a vítima não consentiu e que existem provas, para além do testemunho do queixoso, que permitem considerar provada a violação", declarou o tribunal em comunicado.

O internacional canarinho tinha afirmado que as relações sexuais tinham sido consensuais quando confrontado com a acusão. Contudo, o Ministério Público pretendia uma pena de nove anos de prisão.

O antigo defesa do Barcelona, de 40 anos, foi detido em janeiro do ano passado e tem estado em prisão preventiva desde então.O caso atraiu grande atenção não só devido ao perfil mediático de Dani Alves, mas também porque a violência de género se tornou um tema cada vez mais dominante no discurso público espanhol.

É um dos julgamentos mais mediáticos em Espanha desde que uma lei aprovada em 2022 tornou o consentimento um elemento-chave nos casos de agressão sexual e aumentou a pena mínima de prisão para abusos sexuais que envolvam violência.

Acabado de participar no Mundial-2022 com o Brasil, Dani Alves estava a passar férias em Barcelona, antes de regressar ao México, onde jogava no Pumas. Além dos catalães e andaluzes, o lateral-direito também representou Juventus, PSG e São Paulo, sendo que foi formado no Bahia.

Os números de Dani Alves
Os números de Dani AlvesFlashscore