Duplantis desiludido com o fraco desempenho na sua própria gala, apesar da vitória

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Duplantis desiludido com o fraco desempenho na sua própria gala, apesar da vitória
Duplantis desiludido com o fraco desempenho na sua própria gala, apesar da vitória
Duplantis desiludido com o fraco desempenho na sua própria gala, apesar da vitóriaAFP
O campeão olímpico e recordista mundial do salto com vara, Armand Duplantis, venceu a sua própria gala "Mondo Classics" em Uppsala, na terça-feira, mas ficou desiludido com o resultado de 5,92 metros, comentando que teve problemas com a escolha da rigidez da vara.

"Anunciei uma tentativa de melhorar o recorde do mundo, por isso tenho sentimentos contraditórios, mas estamos apenas no início da época e já tenho prontas as novas varas mais rígidas, que vou utilizar nos Jogos Olímpicos de Paris. Estão prontas para uma marca de 6,30 metros. Hoje enganei-me no equipamento, mas sei e sinto que posso saltar muito mais alto",- disse o sueco ao canal de televisão SVT, que transmitiu a competição.

A gala foi organizada ao estilo americano, com lasers e iluminação especial, e o anfitrião convidou para uma demonstração de aquecimento os surfistas dos Estados Unidos e de França, que se lançaram em skates e atingiram alturas de 5,80 metros cada um.

"Queria mostrar ao público a importância da velocidade na corrida nesta disciplina", disse o saltador com vara.

A mãe e treinadora, Helena Duplantis, explicou que o filho está na melhor forma da sua vida, depois de um inverno de treino intensivo.

"Ele nunca tinha tido tanta velocidade na corrida e hoje mediu 10,4 metros por segundo, mas foi prejudicado pela sua técnica e pela seleção da vara, que neste desporto tem de estar em sincronia para que o resultado não seja uma preocupação", explicou.

Nascido e criado nos Estados Unidos, Duplantins é um ícone do desporto sueco e a sua popularidade só pode ser comparada com a do antigo avançado do AC Milan, Zlatan Ibrahimovic, mas desta vez surpreendeu o público ao anunciar a gala em sueco perfeito, que dominou após apenas três anos a viver em Uppsala.

Os convidados do sueco para a terceira edição da gala do salto com vara foram os americanos Chris Nilsen, Sam Kendricks e KC Lightfoot, o australiano Kurtis Marschall, o francês Thibaut Collet, o belga Ben Broeders e o norueguês Pal Haugen Lillefosse.

"Foi um bom alinhamento e vamos encontrar-nos todos em Paris. Hoje tivemos uma amostra da competição olímpica", afirmou. 

Em terceiro lugar, com 5,82 metros, ficou o bicampeão mundial Sam Kendricks.

Além da medalha de ouro olímpica conquistada em Tóquio, o sueco de 24 anos venceu os Campeonatos do Mundo de 2022, em Eugene, e do ano passado, em Budapeste, e os Campeonatos da Europa por duas vezes, em 2018, em Berlim, e em 2022, em Munique. É campeão do mundo de pista coberta em Belgrado em 2022 e campeão europeu em Torun em 2021.