Duplantis melhora recorde do mundo do salto com vara para 6,22 metros

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Duplantis melhora recorde do mundo do salto com vara para 6,22 metros
Duplantis melhora recorde do mundo do salto com vara para 6,22 metros
Duplantis melhora recorde do mundo do salto com vara para 6,22 metrosAFP
O atleta sueco Armand Duplantis melhorou este sábado o recorde do mundo do salto com vara, que já lhe pertencia, ao fixar um novo máximo nos 6,22 metros no All Star Vara, em Clermont-Ferrand.

Duplantis reforçou em um centímetro a marca que já trazia de 2022, quando, em 24 de julho de 2022, se sagrou campeão do mundo, em Eugene, Estados Unidos, e chegou aos 6,22 metros, à terceira tentativa, depois de dois ensaios nulos.

O australiano Kuris Marschall foi segundo, com 5,91 metros, um recorde pessoal, e o neerlandês Menno Vloon foi terceiro, com a mesma altura registada.

O campeão olímpico de Tóquio-2020, e do mundo em 2022, é recordista da disciplina desde 2020, quando chegou aos 6,17 metros em Torun, na Polónia, nos Europeus em pista coberta, e tem melhorado o registo desde então.

O francês Renaud Lavillenie, que tinha o anterior máximo de 6,16 metros, organiza o All Star Perche (Vara), em Clermont-Ferrand.

"É incrível, nem sei o que dizer. (...) Bater este recorde do mundo junto do Renaud é incrível. Nunca conseguiria saltar tão alto se não fosse por ele", declarou o jovem de 23 anos, em jeito de homenagem, após lograr o recorde.

Ao todo, são seis os ensaios que elevaram a fasquia do recorde do mundo de salto com vara, sempre por um centímetro, tendo conseguido o feito por três vezes só em 2022, e somando o primeiro este ano à quarta competição em que participou.

Considerado uma das maiores estrelas do atletismo mundial, Mondo Duplantis, de 23 anos, é campeão olímpico, mundial e europeu do salto com vara, de que é recordista mundial, com 6,22 metros, e somou em Torun-2021 o título indoor do continente, falhando o mesmo ouro sob telha nos Mundiais, em que foi prata em 2022.

O atleta sueco nascido nos Estados Unidos saltou sempre acima dos seis metros em 2023, mas decidiu não participar nos Europeus indoor, que decorrem entre quinta-feira e 05 de março em Istambul, na Turquia.