Equador x Senegal: duas equipas à procura da vitória fundamental para garantir apuramento

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Equador x Senegal: duas equipas à procura da vitória fundamental para garantir apuramento

O Senegal é a única equipa africana que contribuiu para a eliminação da seleção da casa
O Senegal é a única equipa africana que contribuiu para a eliminação da seleção da casaOpta by Stats Perform
Equador e o Senegal encontram-se no Estádio Internacional Khalifa, com capacidade para 45.000 espectadores, em Doha, para ver quem avança para os oitavos de final, com ambos os países ainda com hipóteses de assegurar o topo do grupo A. Dito isto, o Equador parece ser favorito, uma vez que necessita apenas de um empate ou não sofrer golos em quatro jogos consecutivos do Campeonato do Mundo para prosseguir para a fase eliminatória.

Depois de se ter tornado a primeira equipa em 52 anos a derrotar uma equipa anfitriã na primeira jornada de qualquer Campeonato do Mundo (2-0 contra o Catar), o Equador continuou a fazer as manchetes ao conquistar um ponto contra os favoritos Países Baixos, num empate a uma bola na segunda jornada. O golo do empate de Enner Valencia contra os neerlandeses colocou a sua nação à beira de uma segunda qualificação para os oitavos de final apenas na sua quarta participação, após a sua estreia em 2002.

Após a vitória por 3-1 sobre o Catar, o Senegal é agora a única equipa africana a ajudar a eliminar um anfitrião do Campeonato do Mundo na fase de grupos. No entanto, têm de ganhar de novo, de forma realista, para continuar com um registo perfeito contra o Equador (V2). Se tal não acontecer, a estreia do Senegal em 2002 continuará a ser a única onde se conseguiram qualificar para os oitavos de final. Essa façanha de 2002 quase acabava por trazer más memórias, uma vez que o Senegal desperdiçou a vantagem de 3-0 ao intervalo para acabar com um empate a três bolas frente a outra equipa sul-americana (Uruguai), quando o atual treinador Aliou Cissé era o capitão de equipa.

Acompanhe o relato áudio desta partida decisiva
Acompanhe o relato áudio desta partida decisivaFlashscore

Talvez estas cicatrizes psicológicas possam fazer com que Cissé se sinta inclinado para jogar à defensiva se o Senegal estiver em vantagem. No entanto, a história mais recente pode também assustar os Leões de Teranga, uma vez que perderam pontos após terem marcado em primeiro lugar no seu único confronto anterior contra o pior classificado não anfitrião de um Campeonato do Mundo, empatando a dois contra o Japão em 2018. Qualquer repetição deste resultado veria o Senegal exigir uma improvável vitória do Catar, com vantagem mínima de dois golos sobre os Países Baixos, no outro jogo do Grupo A.

Jogadores a observar: Enner Valencia contabilizou os últimos seis golos do Equador em fases finais do Campeonato do Mundo e pode tornar-se o quinto não brasileiro da América do Sul a marcar em todos os jogos da fase de grupos durante as edições pós-guerra com mais de 16 equipas (1954-presente). Apenas seis anos depois de falhar um período à experiência na equipa galesa do Airbus UK, Boulaye Dia abriu o marcador na vitória do Senegal sobre o Catar, conseguindo ajudar o Senegal a garantir a sua primeira vitória por mais de um golo de diferença em Mundiais.

Estatística: O Senegal concedeu golos para lá dos 70 minutos em cada um dos seus últimos seis jogos da fase de grupos do Campeonato do Mundo.

Curiosidade do Mundial: A palavra "Teranga" no apelido do Senegal é de origem étnica Wolof e significa hospitalidade ou generosidade acolhedora.