Federação do Canadá quer igualdade salarial entre mulheres e homens no futebol

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Federação do Canadá quer igualdade salarial entre mulheres e homens no futebol
A seleção feminina pode tornar-se na segunda seleção mais bem paga do mundo
A seleção feminina pode tornar-se na segunda seleção mais bem paga do mundoAFP
A Associação Canadiana de Futebol propôs um acordo para estabelecer a paridade de remuneração entre as seleções nacionais masculinas e femininas, tornando estas últimas uma das mais bem pagas do mundo, anunciou esta quinta-feira.

A federação, que no mês passado enfrentou uma ameaça de greve da seleção feminina, que exigia melhores salários, disse em comunicado  que a sua proposta continua à espera de acordo das organizações de jogadores.

A proposta inclui uma repartição das receitas das presenças no Campeonato do Mundo, com as receitas divididas igualmente entre as duas equipas.

O comunicado chegou numa fase em que o parlamento do Canadá se prepara para realizar audições sobre o assunto, nas quais os jogadores serão ouvidos.

"Caso seja aceite pelas organizações dos jogadores, o acordo dará a ambas as seleções nacionais a mesma quantia de dinheiro por 90 minutos de jogo e partilharão o prémio em dinheiro por igual" em competições internacionais, diz o comunicado. "A seleção nacional feminina canadiana tornar-se-á a segunda mais bem paga das 211 presentes na FIFA".

A federação tinha anunciado um princípio de acordo a 3 de março para financiar a seleção nacional feminina, na esperança de acabar com as acusações de desigualdade de género que levaram a uma crise e à partida do seu presidente.