Campeonato sueco vai decidir-se com uma autêntica final

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Campeonato sueco vai decidir-se com uma autêntica final

O desespero do Elfsborg
O desespero do ElfsborgProfimedia
À entrada para última jornada, os dois primeiros classificados estão separados por três pontos e por capricho do sorteio, vão defrontar-se. Vai ser um domingo de cortar a respiração.

A Suécia é um dos 12 campeonatos europeus que ainda se disputam no mesmo ano civil. Depois de arrancar em abril, a Allsvenskan vai terminar a 12 de novembro, para fugir aos rigores de um inverno inóspito, mas se as temperaturas já estão baixas fora do relvado, dentro de campo prometem ficar quentes.

Com toda a jornada a disputar-se no domingo, o sorteio ditou uma visita do Elfsborg a casa do Malmö. O líder vai ao reduto do segundo classificado com três pontos a separarem, o que significa que será uma autêntica final.

O topo do campeonato sueco
O topo do campeonato suecoFlashscore

A matemática é simples de fazer. Se o Elfsborg empatar ou vencer será coroado campeão pela sétima vez e termina com um jejum de 11 anos. Em caso de triunfo do Malmö, o título regressa a Eleda e os blues recuperam a coroa que já usaram em 22 ocasiões, depois de o surpreendente Häcken ter interrompido uma série de dois triunfos consecutivos.

E o caminho para chegar aqui não foi menos entusiasmante. No passado domingo, na 29.ª jornada, o Malmö perdeu na visita ao Häcken e deixou o título na mão do Elfsborg. A tarefa parecia relativamente simples: vencer o penúltimo classificado Degerfors em casa, perante 17800 adeptos.

Contudo, as coisas saíram ao contrário para os comandados de Jimmy Thelin. Ainda a lutar por se manter entre a elite, o Degerfors chegou aos 79 minutos a vencer por 2-1 e parecia que a surpresa ia mesmo acontecer, não fosse Soderberg minimizar os efeitos aos 90+5 minutos.

De fazer a festa em casa, o Elfsborg passou de estar obrigado a sobreviver num estádio onde não vence em termos oficiais desde 2007, contra aquela que tem sido a grande potência do futebol do país. O empate será suficiente, mas nas últimas cinco partidas, só aconteceu em duas ocasiões.

Estão reservados os ingredientes para um final quente.

A última jornada
A última jornadaFlashscore