Espanha procura a primeira vitória contra o Brasil desde 1990

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Espanha procura a primeira vitória contra o Brasil desde 1990
Villa, à frente de David Luiz, Oscar e Thiago Silva na final da Taça das Confederações de 2013
Villa, à frente de David Luiz, Oscar e Thiago Silva na final da Taça das Confederações de 2013Profimedia
La Roja enfrentou a Canarinha nove vezes na sua história, com um registo de duas vitórias, dois empates e cinco derrotas.

O embate mais recente remonta à final da Taça das Confederações de 2013. Apesar de já não existir, é o único título que Espanha ainda não conquistou, depois de ter ganho o Campeonato do Mundo, o Campeonato da Europa, os Jogos Olímpicos e a Liga das Nações . Nessa final no Maracanã, o Brasil venceu por 3-0 com dois golos de Fred e um de Neymar.

A última vitória da Espanha foi num particularem Gijón, em 12 de setembro de 1990. A seleção nacional, então treinada pelo recentemente falecido Luis Suárez, venceu a Canarinha por 3-0 com golos de Carlos Muñoz, Fernando e Míchel.

O golo da Espanha a Brasil que talvez seja mais recordado foi na fase de grupos do Campeonato do Mundo de 1986, no México, quando o antigo jogador do Real Madrid José Miguel González Martín del Campo acertou na trave e a bola foi parar à linha de fundo. Como na altura não havia VAR, o árbitro australiano, Bambridge, considerou o lance inválido. Esse jogo em Guadalajara foi ganho pelo Brasil com um golo de Sócrates.

Os
Os Profimedia

O jogo anterior entre Espanha e Brasil no Campeonato do Mundo também ficou na história por um golo que não foi golo. Na Argentina 1978, em Mar del Plata, Julio Cardeñosa falhou um golo. O antigo avançado do Betis, com a baliza toda para si, ganhou ao guarda-redes Leão e rematou para o local onde se encontrava o defesa Amaral. O jogo terminou 0-0 e a Espanha não passou à fase seguinte.

A última vitória oficial, em Itália 1934

Antes disso, houve mais três encontros no Campeonato do Mundo. No Chile 1962, o segundo, ganho por Pelé, uma vitória sul-americana depois de Amarildo ter dobrado a vantagem após o golo de Adelardo. No Brasil 1950, Espanha uma pesada derrota, por 6-1, num Mundial em que ficou em quarto lugar.

A última vitória oficial aconteceu no segundo Campeonato do Mundo da história: Itália 1934. Em Génova, a Espanha ganhou os oitavos de final por 3-1, com golos de Iraragorri e dois de Lángara, o que tornou inútil o golo de Leónidas.

Para além disso, houve mais dois amigáveis na história. Em 1981, em Salvador de Bahía, com uma vitória brasileira por pouco, e outro mais recente, em Vigo, em 1999, com um empate a 0-0. Na equipa treinada por Camacho, jogaram Raúl, Morientes e Luis Enrique.