Afinal, Sabitzer marcou o penálti que não existia devido a um... "erro de audição"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Afinal, Sabitzer marcou o penálti que não existia devido a um... "erro de audição"
Marcel Sabitzer, do Dortmund, esteve no centro das atenções contra o Gladbach
Marcel Sabitzer, do Dortmund, esteve no centro das atenções contra o GladbachAFP
Marcel Sabitzer, jogador do Dortmund, converteu um penálti em Gladbach que não era penálti - e 50.000 adeptos não conseguiram perceber nada.

Marcel Sabitzer pediu desculpa depois do seu "erro de audição".

"Não houve nada de errado, eu ouvi mesmo qualquer coisa", disse o jogador do Borussia Dortmund, depois de ter causado confusão entre 50.000 adeptos. Durante minutos, as bancadas de Mönchengladbach ficaram na dúvida após uma curiosa situação de penálti. No final, apenas os espectadores em frente às televisões ficaram às escuras.

O que é que aconteceu? Aos 52 minutos do duelo com o Borussia Monchengladbach, o jogador do Dortmund, Sabitzer, foi para a marca de grande penalidade, marcou o 3-1, foi aplaudido - e voltou a ouvir um apito. Todos os presentes no estádio pensaram inicialmente que o penálti seria cobrado, mas longe disso. O apito para o penálti foi revisto e acabou por ser anulado. Muitos adeptos pressentiram um escândalo com o VAR.

Na realidade, porém, o árbitro Florian Badstübner não tinha sequer apitado o penálti e Sabitzer não devia ter sido autorizado a cobrar.

"Ouvi mesmo um apito, mas garantiram-me que vinha das bancadas", disse Sabitzer, a quem foi retirado o seu primeiro hat trick na Bundesliga na vitória por 2-1.

Por outro lado, o guarda-redes do Gladbach, Jonas Omlin, disse que"não ouviu nenhum apito".

"Apenas viu que ele estava a partir para a bola e pensei: 'defende'". Omlin fez isso mesmo e também foi confundido um pouco mais tarde.

Recorde o Borussia Mönchengladbach-Dortmund

Mais problemas com o VAR

Como as informações no ecrã continuaram a ser escassas, houve novos pedidos de microfone para os árbitros. No futebol americano ou no hóquei no gelo, os árbitros podem explicar as suas decisões ao público através de altifalantes. No futebol, esta inovação foi pelo menos testada no Campeonato do Mundo de Clubes e no Campeonato do Mundo Feminino de 2023, tal como tem acontecido, já, no campeonato português.

Porém, na Alemanha, poucos concordam com a ideia.

"O futebol prospera pelo facto de ser dinâmico, de não haver interrupções e de o tempo estar parado", disse o treinador do Borussia Dortmund, Edin Terzic.

Além disso, "não teria sido tão fácil" explicar a complicada situação. Mas, de qualquer forma, é provável que cenas como esta continuem a ser exceção, disse Terzic: "Esperemos que sim".

O facto de Sabitzer ter marcado dois golos regulares - um remate de pé esquerdo (22') e um penálti (28') - e assim ter mantido o Borussia Dortmund ao alcance dos lugares da Liga dos Campeões quase se tornou uma questão menor. O Gladbach voltou a estar perto de marcar por Maximilian Wöber (36'), mas mesmo depois de Karim Adeyemi ter recebido um cartão amarelo (55'), não havia mais nada a fazer.

O ensaio geral do Dortmund para a segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, contra o Atlético de Madrid foi, portanto, um sucesso.

"Superámos tanta resistência hoje", disse Terzic, referindo-se também ao curioso golo anulado de Sabitzer.

"Isso deixa-me otimista para terça-feira", acrescentou o treinador.