Bundesliga: Raphael Guerreiro marca e Bayern adia festa do Leverkusen (2-0), Dortmund vence (2-1)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Bundesliga: Raphael Guerreiro marca e Bayern adia festa do Leverkusen (2-0), Dortmund vence (2-1)
A festa dos jogadores do Bayern no golo de Raphael Guerreiro
A festa dos jogadores do Bayern no golo de Raphael GuerreiroAFP
O internacional português decidiu a partida com o Colónia e adiou a festa do Leverkusen por mais uma jornada, pelo menos. Dortmund venceu e continua na luta titânica com o RB Leipzig pelo último lugar de acesso à Liga dos Campeões.

Bayern 2-0 Colónia

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Com as aspirações do Rekordmeister ao título praticamente esgotadas, o clube partiu para este confronto com o Colónia, ameaçado de despromoção, procurando evitar a ignomínia de perder três jogos consecutivos na Bundesliga pela primeira vez desde maio de 2015. Um início de jogo lento preocupou os adeptos da casa, assim como uma oportunidade de golo para Sargis Adamyan, mas o habitual guarda-redes suplente Sven Ulreich fez uma fantástica defesa por reflexo para negar o golo ao arménio.

O Bayern demorou quase meia hora, mas acabou por encontrar o caminho certo com Raphaël Guerreiro, que obrigou Marvin Schwäbe a fazer uma grande defesa. Os anfitriões começaram a virar o jogo, com Harry Kane e Mathys Tel a rematarem à trave antes do apito final, mas os homens de Thomas Tuchel ficaram frustrados por terem sido travados ao intervalo.

A situação piorou ainda mais para os anfitriões quando Kingsley Coman saiu lesionado poucos minutos após o reinício do jogo. O Bayern continuou a pressionar, com Tel a obrigar Schwäbe a mais uma forte defesa, até que o empate foi finalmente desfeito em grande estilo. O Bayern cobrou um canto curto para a entrada da área, onde Guerreiro estava à espera para rematar de primeira.

O Colónia, que é o pior ataque da Bundesliga, não conseguiu recuperar e continua a quatro pontos de distância da zona de descida. A situação poderia ter sido bem diferente para os bodes se Steffen Tigges tivesse convertido um remate da entrada da área depois que Dayot Upamecano ter perdido a bola no campo do Bayern, mas uma bela defesa de Ulreich garantiu o 20.º jogo consecutivo sem derrota para o Bayern - a maior sequência ativa na Bundesliga contra qualquer adversário. 

Thomas Müller acrescentou um pouco mais de brilho ao marcador ao marcar o segundo golo dos anfitriões nos descontos, que se prepararam para a segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões contra o Arsenal, a meio da semana, com uma vitória muito necessária.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Monchengladbach 1-2 Dortmund

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

As hipóteses de o Dortmund se qualificar para a Liga dos Campeões da próxima época ao vencer a própria competição sofreram um rude golpe por parte do Atlético de Madrid a meio da semana, o que significa que as atenções têm de passar a centrar-se em ultrapassar o RB Leipzig na luta pelo quarto lugar. As viagens ao Borussia-Park não têm sido muito boas para os Schwarzgelben nos últimos anos, mas Nico Schlotterbeck não se importou com a série de três derrotas consecutivas no Campeonato Alemão e foi fundamental para os dois golos madrugadores da equipa. Primeiro, o seu passe em arco apanhou a defesa do Gladbach, juntamente com Jonas Omlin, e Sabitzer correu para disparar um voleio por cima do guarda-redes.

E foi Sabitzer quem aproveitou novamente o esforço de Schlotterbeck, rolando calmamente dos 11 metros depois que o central ter sofrido um penálti de Nathan Ngoumou. Mas a vantagem de dois golos durou menos de 10 minutos, quando os anfitriões se viram ameaçados. Para não ser ultrapassado pelo seu colega de equipa austríaco, Maximilian Wöber subiu para receber o canto de Franck Honorat e passar por Gregor Kobel, certamente levando Edin Terzić a perguntar ao intervalo porque é que ficou completamente sem marcação na área.

A segunda parte abriu com uma reviravolta extraordinária, começando com Karim Adeyemi a ser derrubado por Omlin na área. Florian Badstubner apontou para a marca de pénalti e Sabitzer rematou, mas foi-lhe negado o seu primeiro hat-trick na Bundesliga, uma vez que o VAR anulou a decisão de grande penalidade depois de esta ter sido assinalada. A partir daí, as coisas pioraram para o Dortmund, com Adeyemi a receber o segundo amarelo por uma rasteira em Stefan Lainer, o que levou o Gladbach a procurar o gol de empate.

A gestão eficaz do tempo por parte do Dortmund dificultou as coisas para a equipa da casa, e um bloqueio da linha de golo nos descontos do esforço de Alassane Pléa, combinado com o cabeceamento de Tomáš Čvančara a passar por cima, manteve o Gladbach no lado errado de um resultado que os vê sem uma vitória em cinco no seu próprio território. Para o Dortmund, superar uma desvantagem de 2-1 para o Atlético na segunda mão da UCL na semana estará no topo das prioridades de Terzić para a próxima semana, mas ele precisará de gerir a forma física do seu plantel com jogos que definem a época contra o Bayer Leverkusen e Leipzig no horizonte.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

RB Leipzig 3-0 Wolfsburgo

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

A vitória por 4 -1 sobre o Freiburg no último fim de semana fez com que o Leipzig se aproximasse do grupo dos quatro primeiros da classificação pela primeira vez em meses, mas, como o Wolfsburg tem sido um adversário tão difícil nesta temporada, os Red Bulls estavam mais ansiosos do que o normal para começar com o pé direito. E os seus esforços deram frutos logo no primeiro quarto de hora, pela segunda semana consecutiva, quando Xaver Schlager passou para Dani Olmo, que disparou para o canto inferior esquerdo para o seu golo mais rápido na Bundesliga desde junho de 2020.

Ao contrário do trabalho de demolição visto em Freiburg há sete dias, o Leipzig não dominou o primeiro ato. Em vez disso, o Wolfsburgo conseguiu organizar-se e mostrou, por fases, que consegue controlar o ritmo tanto quanto o Leipzig. Mas os anfitriões ainda estiveram mais perto de marcar o segundo golo e Olmo quase fez o dobro antes do intervalo, ao cabecear na sequência de um canto, mas Pavao Pervan fez uma defesa de reflexo impressionante.

Apenas no terceiro jogo com o Wolfsburg, o ex-técnico do Leipzig, Ralph Hasenhüttl, fez uma dupla alteração no início do segundo tempo. A melhor oportunidade do jogo surgiu aos 60 minutos, quando Sebastiaan Bornauw viu uma bola cair-lhe diretamente nos pés. Apesar de ter rematado bem de longe, Péter Gulácsi fez uma grande defesa antes que a bola passasse por baixo da trave.

Se há uma equipa capaz de castigar uma falha como esta é o Leipzig, e um duplo golo no final da partida acabou com as dúvidas sobre o resultado. Mais uma vez, Xavi Simons foi fundamental, tocando em Benjamin Šeško com um belo passe que lhe permitiu esmagar no canto inferior esquerdo para um segundo golo matador imparável. E Dani Olmo virou o assistente a 10 minutos do fim, enviando Loïs Openda para disparar no mesmo local.

Com esta vitória, o Leipzig passou a ter uma vantagem provisória de 14 pontos sobre o sexto classificado Frankfurt, o que significa que o acesso à Liga dos Campeões da pode já estar praticamente garantido se o quinto lugar for suficiente, de acordo com o novo formato do torneio. O Dortmund continua a ser a única ameaça realista, enquanto a goleada do Mainz sobre o Hoffenheim mantém o Wolfsburg assustado, que agora está apenas cinco pontos acima dos três últimos classificados.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Outros resultados:

Bochum 0-1 Heidenheim

Mainz 4-1 Hoffenheim

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore