Bota de Ouro: Harry Kane na liderança e três super-estrelas em posição de destaque

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Bota de Ouro: Harry Kane na liderança e três super-estrelas em posição de destaque
Harry Kane pode conquistar a Bota de Ouro pela primeira vez na carreira
Harry Kane pode conquistar a Bota de Ouro pela primeira vez na carreiraAFP
A Bota de Ouro é uma das mais importantes distinções do futebol europeu. No final da época, a UEFA distingue tradicionalmente o melhor marcador da última época futebolística. Em 2023/2024, a corrida é mais emocionante do que nunca. Com Harry Kane (Bayern Munique), Lautaro Martinez (Inter de Milão) e Kylian Mbappe (Paris SG), três avançados internacionais de classe mundial que estão em grande forma. O atual campeão Erling Haaland, do Manchester City, também quer ter uma palavra a dizer no cobiçado prémio. O Flashscore analisa todos os candidatos ao título e explica o modelo de jogo subjacente.

Bota de Ouro: Como funciona o modelo

Apenas os jogadores que estão ativos nas ligas mais altas da Federação Europeia de Futebol (UEFA) são considerados para o prémio Bota de Ouro. Isto significa que os goleadores das ligas inferiores são tão inelegíveis como os profissionais da América do Sul ou da Ásia.

Os golos das competições europeias ou das taças nacionais não são incluídos na classificação. Em todos os casos, é avaliada uma época completa, neste caso a época 2023/2024. No entanto, nos países que jogam durante todo o ano (por exemplo, a Noruega), o ano anterior é decisivo, ou seja, 2023.

Em 1997, foi introduzido um sistema de pontos para ter em conta as diferentes forças das ligas. Este sistema baseia-se na classificação da UEFA. A cada liga é atribuído um fator de multiplicação, o chamado fator país.

Nas cinco ligas mais fortes (atualmente Premier League, LaLiga, Serie A, Bundesliga e Ligue 1), um golo vale 2 pontos. Em Portugal, na Bélgica ou na Áustria, por outro lado, um golo vale 1,5 pontos. Nas ligas mais fracas da Europa, cada golo vale apenas um ponto.

1.º lugar - Harry Kane

Inglaterra - Bayern de Munique (Alemanha) - 27 golos - 54 pontos - 11 jogos para o fim do campeonato

No verão passado, Harry Kane mudou-se para o Bayern Munique numa transferência de 100 milhões de euros. No campeão alemão, o avançado inglês queria finalmente pôr fim à sua longa seca de títulos. A questão é que, apesar de Kane se ter instalado imediatamente em Munique, o Bayern enfrenta a sua primeira época sem títulos em onze anos. Atualmente, o Bayern está a oito pontos do líder Leverkusen na Bundesliga. Nos oitavos de final da Liga dos Campeões, terá de recuperar de uma derrota por 0-1 frente à Lazio.

Kane esteve quase imparável, especialmente na primeira metade da época. Marcou 22 golos em 17 jogos. O jogador de 30 anos marcou três vezes um hat-trick - incluindo numa vitória clara por 4-0 contra o rival de longa data, o Borussia Dortmund. O seu golo de sonho contra o Darmstadt 98 é particularmente memorável: a partir da linha de meio-campo, fez um chapéu sobre o guarda-redes adversário.

Recentemente, o capitão da seleção inglesa tem sofrido de uma ligeira falta de golos. Apesar de ter marcado dois golos na vitória por 2-1 contra o RB Leipzig, e de ter sido o autor do golo da vitória, nos cinco jogos anteriores da Bundesliga falhou uma série de oportunidades de grande qualidade e "apenas" marcou três golos.

Kane excede claramente o seu valor xG de 20,9. O facto de o Bayern querer voltar a atacar o Bayer Leverkusen nas próximas jornadas, e de estar dependente do risco no ataque, poderá beneficiá-lo tanto quanto o seu historial de lesões quase inexistente. Harry Kane é o favorito absoluto para a Bota de Ouro 2023/2024.

2.º lugar - Lautaro Martinez

Argentina - Inter de Milão (Itália) - 23 golos - 46 pontos - faltam 12 jogos do campeonato

Dizer que Lautaro Martinez está na melhor forma da sua vida não é exagero. No Inter Milão, o argentino campeão do mundo não é apenas o capitão, mas também um dos principais jogadores. No passado, foi ofuscado por Romelu Lukaku ou Edin Dzeko. Agora, o jogador de 26 anos desempenha o papel principal no sistema do técnico Simone Inzaghi.

Assim como o Inter lidera a Serie A, Martínez também lidera com confiança a tabela de melhores marcadores. A sua consistência é impressionante. Nos seus últimos dez jogos no campeonato, marcou pelo menos um golo por oito vezes. O seu melhor desempenho foi no final de setembro, contra o Salernitana, candidato à despromoção. Marcou todos os golos do Inter na vitória por 4-0.

Lautaro Martinez é o centro das atenções no Inter.
Lautaro Martinez é o centro das atenções no Inter.AFP

Em dezembro, uma lesão no adutor obrigou-o a parar por um curto período de tempo. Na quarta-feira, o Inter venceu por 4-0 a Atalanta em casa, em San Siro. Mostrou todas as suas capacidades no jogo, colocando a bola com precisão no canto esquerdo depois de um maravilhoso movimento de corpo. Também deixou a sua marca longe da baliza.

Martinez tem a maior diferença entre o valor xG (14,5) e os golos marcados (23). Uma indicação de que as coisas provavelmente não continuarão assim para sempre. Se - ao contrário das expectativas - confirmar a sua forma incrivelmente forte nas próximas semanas, ainda pode ser candidato para atacar Harry Kane.

3.º lugar - Kylian Mbappé

França - Paris SG (França) - 21 golos - 42 pontos - 11 jogos do campeonato

21 jogos, 21 golos: Kylian Mbappe é um fenómeno. A probabilidade de le conquistar o título de melhor marcador da Ligue 1 francesa, pela sexta vez, no final da época, é enorme. A sua transferência para o Real Madrid é provavelmente um negócio fechado, mas o treinador do PSG, Luis Enrique, continua a confiar fortemente no seu ritmo e na sua finalização inimitável.

O francês de 25 anos foi quase imparável, especialmente no início da temporada. Mbappé marcou sete golos nas primeiras cinco jornadas. O sapato ainda está no outro pé no novo ano civil. Só marcou três golos nas suas últimas cinco partidas.

Mbappe tem sofrido de uma ligeira falta de ritmo nos últimos tempos.
Mbappe tem sofrido de uma ligeira falta de ritmo nos últimos tempos.Profimedia

O campeão mundial de 2018 excedeu apenas ligeiramente o seu valor xG de 18,5. Isto também se deve ao facto de ser sempre o primeiro marcador de penáltis em Paris. Enquanto Kane e Martinez só marcaram três vezes de penálti, Mbappe tem oito grandes penalidades em seu nome.

É improvável que ganhe a Bota de Ouro pela primeira vez na sua carreira, especialmente porque não é um ponta de lança clássico.

4.º lugar - Erling Haaland

Noruega - Manchester City (Inglaterra) - 17 golos - 34 pontos - faltam 12 jogos para o fim do campeonato

O campeão Haaland estabeleceu um novo recorde na Premier League inglesa, com 36 golos. Apesar do ceticismo inicial, o norueguês adaptou-se imediatamente na sua época de estreia no Manchester City e festejou o triplete com a equipa do treinador Pep Guardiola.

Esta temporada, o norueguês ainda está um pouco aquém das altas expectativas. No inverno, uma reação ao stress paralisou-o durante semanas. Depois disso, marcou apenas três golos em seis jogos no campeonato. As profecias de desgraça já tinham começado há muito tempo, com alguns tablóides a rotularem o jogador de 23 anos como uma crise grave.

Na terça-feira, Erling Haaland provou que essas notícias não passam de conversa fiada. O City goleou o Luton Town por 6-2 na Taça de Inglaterra. O "Exterminador" marcou cinco golos.

Embora os golos não contem para a Bota de Ouro, provam que o colosso escandinavo continua a ser uma força a ter em conta.

Sendo o único candidato (sério) à Bota de Ouro, não cumpre o valor esperado xG. De acordo com as estatísticas, Haaland já deveria ter marcado 19,2 golos na atual temporada da Premier League. Quem o conhece sabe que haverá aqui um ajustamento. Não deve ser descartado, para já.