Bundesliga: Bayer Leverkusen passa em Friburgo (3-2), Dortmund vence Frankfurt (3-1)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Bundesliga: Bayer Leverkusen passa em Friburgo (3-2), Dortmund vence Frankfurt (3-1)
Atualizado
A festa dos jogadores do Leverkusen
A festa dos jogadores do LeverkusenAFP
Os farmacêuticos somaram um importante triunfo num terreno complicado e continuam uma caminhada que parece destinada ao título. Grimaldo fez assistência. Dortmund soma a terceira vitória consecutiva e segura o quarto lugar.
A classificação da Bundesliga
A classificação da BundesligaFlashscore

Friburgo 2-3 Bayer Leverkusen

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Depois de uma derrota por 0-5 no meio da semana contra o West Ham na Europa, os comandados de Christian Streich tinham um ponto a provar quando entraram em campo contra os líderes do campeonato. Mas, apesar do seu esforço, uma equipa que não tinha saboreado o triunfo nos últimos três jogos do campeonato em casa - a sua pior série desde dezembro de 2020 - iria suportar mais um dia difícil na Floresta Negra. Depois de ter sido lançado por Álex Grimaldo, o mágico Florian Wirtz, do Leverkusen, entrou na área e marcou o golo com um remate certeiro nos 90 segundos.

Mas os anfitriões não se deixaram abater e voltaram a marcar com um golo individual. Ritsu Doan recebeu a bola na direita, fez uma bela jogada individual com Lucas Höler e deixou o guarda-redes do Leverkusen, Lukas Hradecky, enraizado na sua baliza. Inspirado pelo gol de empate, o Friburgo teve outras oportunidades no primeiro tempo, mas o domínio do visitante se fez sentir cinco minutos antes do intervalo. A equipa de Alonso teve mais oportunidades de golo, mas o domínio dos visitantes fez-se sentir cinco minutos antes do intervalo.

No início da segunda parte, os comandados de Alonso voltaram a fazer o mesmo, controlando a bola, mas o Friburgo manteve-se desafiante perante o líder do campeonato, que sabia que 15 pontos nos nove jogos que lhe restavam seriam suficientes para quebrar o domínio do Bayern. O herói do meio de semana, Patrik Schick, fez um cruzamento brilhante de Jeremie Frimpong para Noah Atubolu marcar.

Com o terceiro golo a afetar claramente a confiança da sua equipa, Streich fez uma tripla alteração. Na verdade, parecia que as mudanças não tinham feito muito efeito, com o Leverkusen dominando a bola confortavelmente e com a vitória parecendo certa. Mas o golo de Yannik Keitel, marcado contra a corrente do jogo a apenas 10 minutos do fim, garantiu um final emocionante no Estádio Europa-Park. Apesar do esforço, os anfitriões acabaram por perder o fôlego e a impressionante equipa de Alonso conseguiu afastar o perigo e aumentar a sua incrível invencibilidade para 37 jogos.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Dortmund 3-1 Eintracht Frankfurt 

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

O Dortmund está a pensar na Europa, mas as suas hipóteses de se qualificar para a Liga dos Campeões da próxima época sofreram um revés. Willian Pancho lançou Omar Marmoush que não conseguiu bater Alexander Meyer, mas Mario Götze, ex-jogador do Schwarzgelben, estava lá para mandar para colocar no fundo das redes.

O Dortmund teve de ser paciente e não teve muitas alegrias no ataque, mas dado que tinha marcado pelo menos dois golos em cada um dos últimos três jogos do campeonato em casa, o empate não tardaria a chegar. Donyell Malen fez com que Niels Nkounkou se esforçasse para acompanhar a bola depois de derrubar Nico Schlotterbeck na direita, antes de deslizar na cara do gol para Karim Adeyemi bater. Depois disso, o jogo ficou mais aberto e a estratégia dos visitantes de colocar Marmoush nas costas da defesa quase deu certo de novo, mas um sinal de impedimento impediu que o gol fosse marcado.

No início da segunda parte, as oportunidades de golo eram muito mais escassas, mas o Frankfurt estava cada vez mais em vantagem, deixando os anfitriões a depender do seu guarda-redes para se manterem no jogo. Se a tentativa de Junior Dina Ebimbe de um ângulo apertado foi bem-sucedida, Meyer estava em ótima forma para impedir o chute de Marmoush. Inspirado por essa defesa, o Dortmund criou todo o tipo de confusão na defesa do Frankfurt, culminando com a vantagem a pouco menos de 10 minutos do fim. Julian Brandt cobrou um livre direto para a área, dando a Hummels a oportunidade de cabecear ao lado do poste.

Quando já se adivinhava um final nervoso para a equipa da casa, Jamie Bynoe-Gittens foi derrubado na área por Robin Koch, e Emre Can tornou as coisas mais confortáveis ao converter o golo. O Dortmund tem um calendário muito difícil, com os três primeiros classificados da Bundesliga e o Atlético de Madrid por duas vezes, pelo que terá de subir de nível se quiser manter-se à frente do RB Leipzig na corrida pela qualificação para a Liga dos Campeões. Para o Frankfurt, o facto de ter vencido apenas duas das suas últimas 12 partidas fora de casa é motivo de preocupação, mas o clube continua a ter as cartas na mão na luta pelo apuramento para os seis primeiros lugares.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform