Bundesliga: Leverkusen vence (2-0) e mantém Bayern (3-1) à distância

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Bundesliga: Leverkusen vence (2-0) e mantém Bayern (3-1) à distância
A festa do Bayer Leverkusen
A festa do Bayer LeverkusenAFP
Os farmacêuticos conseguiram uma vitória confortável contra o recém-promovido Darmstadt e mantiveram o Bayern a dois pontos de distância, isto depois de os bávaros terem sentido dificuldades frente ao Monchengladbach. Werder Bremen afundou o Mainz.

Darmstadt 0-2 Bayer Leverkusen

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

O circo mediático que envolveu o treinador do Leverkusen, Xabi Alonso, não deve ter ajudado os candidatos ao título, uma vez que ficaram empatados com o Borussia Mönchengladbach na semana passada. Os visitantes queriam corrigir esse resultado e deveriam ter estado em vantagem aos 20 minutos, quando Alejandro Grimaldo encontrou Adam Hložek dentro da área, mas o internacional checo rematou por pouco para o fundo da baliza.

O Die Werkself esteve longe de ser o melhor no primeiro tempo, mas, sem surpresa, foi Grimaldo quem desbloqueou a defesa do Darmstadt para abrir o marcador com sua quinta assistência em outros tantos jogos. O espanhol cruzou com precisão da esquerda e encontrou Nathan Tella na linha de fundo para cabecear, justificando a sua escolha pela direita em vez de Jeremie Frimpong.

Ao intervalo, a vantagem dos visitantes era pequena, mas pelo menos o Darmstadt pouco conseguiu fazer na baliza contrária. O segundo golo não era essencial, mas foi certamente bem acolhido pelos adeptos que viajaram até ao estádio. Tella, que entrou pela direita, foi lançado por Florian Wirtz e fez o dobro do seu registo pessoal com um remate venenoso que passou pelo guarda-redes e entrou.

O Darmstadt não teve qualquer resposta para a desvantagem de dois golos e esteve perto de um resultado ainda mais embaraçoso quando Wirtz rematou contra a trave. Mesmo assim, o Leverkusen conseguiu uma vitória importante, que serve de preparação para o confronto com o Bayern, na próxima semana, na disputa pelo título. O Darmstadt, por sua vez, continua na parte de baixo da tabela e a seis pontos da zona de segurança, depois de uma série de 13 jogos sem vencer.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Bayern 3-1 Monchengladbach

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

O Gladbach deu uma ajuda aos anfitriões na busca pelo 12.º Meisterschale consecutivo ao empatar com o Leverkusen no último fim de semana. No entanto, o Borussia chegou a esta partida com apenas um triunfo em seis jogos (dois empates e três derrotas) e uma única vitória fora de casa em toda a temporada. Leroy Sané não marcava há 98 dias, e essa falta de confiança em frente à baliza talvez tenha contribuído para uma falha inicial, quando o internacional alemão aproveitou o passe de Thomas Müller e rematou para fora da baliza.

O Bayern dominou o jogo durante a primeira parte, chegando perto do golo através de um livre de Harry Kane, mas foi o Gladbach que abriu o marcador em contra-ataque. Nico Elvedi aproveitou um passe de Manuel Neuer, roubou a posse de bola no meio-campo e avançou para fazer uma jogada individual com Jordan Pefok, finalizando de primeira para o fundo das redes. No entanto, depois de ter marcado o seu primeiro golo pelo clube da sua cidade natal na semana passada, Aleksandar Pavlović estava à disposição para restabelecer a igualdade no final do primeiro tempo, rematando clinicamente contra Moritz Nicolas.

Começando o segundo tempo em igualdade de condições, o Bayern tinha a história do seu lado, graças a um histórico de confrontos diretos dominante que se dirigia a este jogo (52 vitórias, 31 empates e 28 derrotas). O atacante Jamal Musiala, que havia causado problemas ao Gladbach no primeiro tempo, acertou a trave logo no início da partida. A determinação dos Fohlen na segunda parte acabou por ser quebrada a 20 minutos do fim, quando um remate pouco convincente de Nicolas permitiu a Harry Kane marcar o seu 24.º golo da época no campeonato - um recorde para um estreante na Bundesliga.

A cabeçada de Matthijs de Ligt deu espaço para os anfitriões respirarem no final do jogo, e o Bayern conseguiu apenas a sua segunda vitória nos últimos sete jogos em casa (dois empates e três derrotas). Segue-se agora um duelo de deixar água na boca contra o surpreendente Leverkusen na BayArena. Já os visitantes permanecem no meio da tabela e não vencem fora de casa há sete jogos, seis dos quais com pelo menos dois golos sofridos.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Mainz 0-1 Werder Bremen

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

O Mainz estava a usar o equipamento de Carnaval, mas os festejos nas bancadas foram interrompidos logo aos dois minutos, quando os visitantes marcaram. Marvin Ducksch aproveitou uma defesa desastrada dentro da área do Mainz para abrir o placar com estilo. De costas para a baliza, o avançado rematou de primeira e apanhou o guarda-redes do Mainz, Robin Zentner, desprevenido, ao mesmo tempo que aumentou para dois dígitos o número de golos na temporada.

Depois de uma primeira parte pouco expressiva dos anfitriões, o Mainz foi para o intervalo com a sorte de estar a perder por apenas um golo. O Werder foi o adversário do intervalo, depois de um remate de Jessic Ngankam que obrigou o guarda-redes Michael Zetterer a uma grande defesa. Ludovic Ajorque também esteve perto de marcar para os anfitriões, mas o remate do suplente passou muito perto do poste, para alívio da defesa do Werder.

No entanto, a equipa da casa teve de esperar até ao último minuto do jogo para ter a sua melhor oportunidade. A melhor oportunidade do jogo coube a Leandro Barreiro, que não teve a compostura necessária para converter um remate de dentro da grande área, fazendo-o passar por cima do travessão. O médio foi poupado pouco depois, quando a bandeira de fora de jogo foi levantada, mas isso não serviu de consolo para os adeptos do Mainz, que acreditavam que Barreiro deveria ter, no mínimo, acertado o alvo.

O Werder, que esteve em desvantagem durante a maior parte do segundo tempo, saiu da Renânia com três pontos no bolso. Os anfitriões tiveram mais do que o dobro de finalizações em relação ao adversário, mas, no final das contas, a série sem vitórias do Mainz na Bundesliga se estendeu para preocupantes nove jogos. No lado oposto da tabela, o Bremen está de olho em uma vaga nas competições europeias, já que faz 13 anos que o Werder não disputa uma competição continental.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Bochum 1-1 Augsburgo

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

O Bochum queria continuar a trajetória ascendente na Bundesliga, depois de ter ficado a oito pontos de distância dos lugares de despromoção. Patrick Osterhage liderou o ataque dos azuis com uma corrida de 50 metros e um remate que passou ao lado da trave. A equipa de Thomas Letsch não desistiu, levou o jogo para Augsburg Moritz Broschinski marcou o seu primeiro golo na Bundesliga desde abril de 2022 de forma espetacular, acrobaticamente num pontapé de bicicleta após o alívio de Ermedin Demirović.

Uma equipa de Augsburgo que não conseguiu marcar em dois dos seus últimos três jogos fora de casa teve agora de avançar para voltar a entrar na competição e Elvis Rexhbeçaj quase entregou um empate antes do intervalo com uma tentativa de 20 metros que saiu para fora.

Depois do intervalo, o jogo ficou mais equilibrado, mas o Bochum continuou a criar as melhores oportunidades, com um remate de Broschinski a obrigar Finn Dahmen a uma defesa rasteira. No final, o Augsburg estava a lutar para encontrar um caminho através da robusta linha de fundo do Bochum e o Fuggerstädter pensou ter encontrado um caminho quando Ruben Vargas controlou o passe de Demirović na área, mas não conseguiu aplicar o toque final em Manuel Riemann. Apesar de oferecer pouca ameaça durante 90 minutos, o Augsburg foi premiado com um pênalti tardio quando Ivan Ordets manipulou na área e Demirović subiu para converter friamente o penálti.

Depois de assumir a liderança, a vantagem do Bochum nunca pareceu realmente em perigo até um lapso de julgamento de Ordets. No entanto, o Letsch pode ter algum consolo, já que a sua série invicta no Vonovia Ruhrstadion aumentou para seis jogos. Quando o Augsburg enfrentava a quarta derrota em cinco jogos, Demirović manteve a calma para manter o Fuggerstädter nove pontos acima dos três últimos da Bundesliga.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Friburgo 1-3 Estugarda

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Cheio de confiança depois de ter marcado três golos contra o RB Leipzig na última jornada, Deniz Undav abriu o marcador logo aos três minutos, rematando rasteiro para o fundo da baliza, marcando o seu 13.º tento no campeonato esta época. Quatro minutos mais tarde, Undav fez o passe para Chris Führich marcar o seu sexto golo na Bundesliga, poucos dias depois de ter prolongado o seu contrato com o Schwaben. Um mau início de jogo transformou-se num pesadelo para o Friburgo quando, após uma revisão do VAR, Merlin Röhl foi expulso por uma falta sobre Maximilian Mittelstädt, o que significava que a segunda derrota em casa da campanha parecia inevitável para o Breisgau-Brasilianer.

A meio da primeira parte, os adeptos do Estugarda protestaram contra a votação dos investidores da DFL atirando moedas de chocolate para o relvado, algo que se tem tornado regular nas duas primeiras divisões alemãs nas últimas semanas. Quando o jogo recomeçou, os homens de Sebastian Hoeneß ameaçaram marcar novamente por Enzo Millot, antes de Atakan Karazor, que nunca tinha marcado na Bundesliga, ver o seu remate de longa distância ser defendido por Noah Atubolo. Onze minutos de paragem foram adicionados devido à paragem acima mencionada, o que permitiu ao Friburgo voltar a entrar no jogo. Os anfitriões já tinham dois dígitos de golos em lances de bola parada antes do pontapé de saída, e conseguiram mais um, quando Lukas Kübler marcou de cabeça o seu primeiro golo no campeonato, após canto de Vincenzo Grifo.

O golo deu confiança ao Friburgo, que quase empatou aos seis minutos da segunda parte, quando Maximillian Eggestein rematou de primeira para o fundo das redes. No entanto, o Estugarda voltou a dominar o jogo, com Undav e Josha Vagnoman a desperdiçarem oportunidades de golo. A pressão do Friburgo acabou por ser demasiado forte, com Mittelstädt a marcar o terceiro golo dos visitantes, o seu primeiro na Bundesliga desde 2019. O Stuttgart ficou mais tranquilo, e Hoeneß decidiu imediatamente fazer entrar Mahmoud Dahoud para a sua estreia, depois de ter sido emprestado pelo Brighton.

O resultado pôs fim à série invicta de quatro jogos em casa do Freiburg contra o Estugarda, com os homens de Christian Streich a permanecerem no sétimo lugar da tabela, enquanto a vitória dos visitantes mantém vivo o sonho de se qualificarem para a Liga dos Campeões pela primeira vez desde 2009/10 - estão agora a sete pontos do RB Leipzig em quinto, embora tenham disputado mais um jogo.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform