Golo de Otamendi ao Paraguai (1-0) dá vitória à Argentina na qualificação para o Mundial-2026

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Golo de Otamendi ao Paraguai (1-0) dá vitória à Argentina na qualificação para o Mundial-2026

Otamendi celebra com os colegas
Otamendi celebra com os colegasAFP
A Argentina, campeã mundial, manteve o seu registo perfeito na qualificação sul-americana para o Campeonato do Mundo de 2026 com uma vitória por 1-0 sobre o Paraguai em Buenos Aires, na quinta-feira. Um golo do defesa Nicolás Otamendi aos três minutos de jogo no Estádio Monumental foi o suficiente para a equipa de Lionel Scaloni registar a sua terceira vitória.
As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Na ausência do astro Lionel Messi e de outro titular indiscutível no ataque, Angel Di María, Scaloni optou por um esquema 4-4-2, com Lautaro Martinez e Julian Alvarez juntos no ataque, enquanto Daniel Garnero optou por um 5-4-1 defensivo.

Mas as precauções tomadas pelos guaranis para deter os campeões do mundo caíram por terra na primeira investida real dos donos da casa, quando Rodrigo de Paul distribuiu uma bola após um canto e Otamendi disparou para o golo.

O Paraguai tentou reagir pressionando, mas a Argentina respondeu com um jogo dinâmico, mantendo a posse de bola e mostrando paciência. As investidas de Nico González pela esquerda e a capacidade de Alexis Mac Allister de sempre encontrar os companheiros deram resultado.

Sem a bola, o Paraguai não conseguia encontrar o seu astro Miguel Almirón, preso no flanco direito, nem passar a bola para o avançado Adam Bareiro.

A partir da meia hora de jogo, a Argentina entrou melhor e merecia marcar mais um golo, mas nem tudo correu bem. O remate de Lautaro foi desviado por um defesa quando procurava o ângulo, Nico González viu o seu cabeceamento ser bloqueado por Coronel, De Paul acertou no poste esquerdo com um remate em arco de pé direito e, por fim, González também raspou o poste depois de receber um cruzamento.

Reveja aqui as principais incidências da partida

A superioridade dos campeões mundiais ficou evidente no número de oportunidades criadas, na posse de bola avassaladora (76%) e no domínio sobre uma seleção paraguaia que enquandrou um único remate com a baliza argentina na primeira partida.

Aos 53 minutos, Lionel Messi foi aplaudido de pé peos adeptos, e o craque tentou retribuir o favor com duas jogadas características. O argentino surpreendeu Coronel, mas a bola bateu na trave. Nos acréscimos, cobrou um livre, mas o travessão impediu mais um golo.

A única oportunidade paraguaia veio aos 51 minutos, quando Ramón Sosa aproveitou uma bola rasteira da direita, mas a bola bateu nas costas de "Dibu" Martínez. Embora a equipa forasteira  estivesse mais ofensiva, não conseguia recuperar a bola.

Sem surpresa, a Argentina venceu logicamente, mesmo sem Messi, e o Paraguai mais uma vez mostrou falta de criatividade e força, deficiências que Garnero terá de tentar atenuar depois de um início pouco convincente antes do Mundial.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

A Argentina agora é a líder desta fase com nove pontos, , enquanto o Paraguai está com apenas um ponto em três jogos.

Emiliano "Dibu" Martínez está há 622 minutos sem sofrer golos, a maior série de um guarda-redes da Albiceleste, que não vai buscar uma bola à baliza desde a final do Mundial do Catar em 2022.

A classificação da zona sul-americana
A classificação da zona sul-americanaFlashscore