Messi marca no início da qualificação da Argentina para o Campeonato do Mundo (1-0)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Messi marca no início da qualificação da Argentina para o Campeonato do Mundo (1-0)

Lionel Messi marcou o golo da vitória da Argentina
Lionel Messi marcou o golo da vitória da ArgentinaAFP
A Argentina, campeã do mundo, começou com o pé direito nas eliminatórias sul-americanas para o Campeonato do Mundo com uma vitória sobre o Equador (1-0). Lionel Messi decidiu o jogo na cobrança exemplar de um livre direto.
As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

Recorde as principais incidências da partida

A Colômbia derrotou a Venezuela por 1-0, enquanto o Peru, com 10 jogadores, empatou a zero com o Paraguai, dando início à longa jornada de qualificação sul-americana para o Campeonato do Mundo de 2026.

Messi, que levou a Argentina ao seu terceiro triunfo no Campeonato do Mundo no Catar em dezembro, ainda não confirmou se vai continuar com a sua seleção até 2026, mas mostrou a sua importância mais uma vez no que ameaçava ser uma noite frustrante para a equipa de Lionel Scaloni.

Aos 78 minutos,Lautaro Martínez conquistou uma falta em posição frontal, fora da área do Equador, e Messi executou com perfeição, passando por cima da barreira e mergulhando perfeitamente nas redes da baliza à guarda de Hernán Galindez.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaFlashscore

Com o golo, Messi empatou com o antigo companheiro de equipa do Barcelona, Luis Suárez, do Uruguai, como os melhores marcadores de sempre nas eliminatórias sul-americanas, ambos com 29 golos.

A Albiceleste dominou a posse de bola contra um Equador que se defendia em grande número e limitava os seus ataques a uma ou outra jogada de contra-ataque.

Lionel Messi (dir.), atacante da Argentina, marca de livre contra o guarda-redes equatoriano Hernan Galindez
Lionel Messi (dir.), atacante da Argentina, marca de livre contra o guarda-redes equatoriano Hernan GalindezAFP

A primeira oportunidade de golo do jogo foi de Messi, aos 16 minutos, quando ele recebeu na entrada da área e chutou de fora da área.

Pouco antes do intervalo, Lautaro Martinez esteve mais perto de marcar, ao deslizar para responder a um cruzamento de Rodrigo De Paul, mas o seu remate acertou no poste.

Messi teve uma oportunidade aos 69 minutos, mas o seu remate rasteiro foi fraco e foi defendido com facilidade por Galindez.

Mas os 80 mil espectadores presentes no Monumental de Nuñez foram surpreendidos com o golo de Messi e, a partir daí, a Argentina não teve mais problemas.

Cristian Romero, Julian Alvarez, Lionel Messi, Nicolas Otamendi, Emiliano Martinez e Angel Di Maria cumprimentam os adeptos da Argentina
Cristian Romero, Julian Alvarez, Lionel Messi, Nicolas Otamendi, Emiliano Martinez e Angel Di Maria cumprimentam os adeptos da ArgentinaAFP

De Paul, que esteve muito bem durante todo o jogo, driblou pela direita e cruzou para Ángel Di María, que chutou para fora.

"O Equador mostrou que tem bons jogadores, que é forte fisicamente e que sabe o que faz", disse Messi.

"Sabemos que em cada jogo temos de dar cem por cento para o conseguir. Mas mostrámos que este grupo não vai relaxar para além do que alcançou, o que é algo histórico e extraordinário. Temos de ter consciência de que gostámos muito de tudo, mas o que fizemos já passou. Temos de olhar para a frente", disse o sete vezes vencedor da Bola de Ouro.

Colômbia no ponto certo

Recorde as principais incidências da partida

Uma cabeçada de Rafael Santos Borre aos 46 minutos, após um cruzamento certeiro de Jhon Arias, foi suficiente para garantir os três pontos para a Colômbia em Barranquilla.

A vitória garantiu um começo vitorioso para o novo técnico da Colômbia, o argentino Néstor Lorenzo, que comandou o seu primeiro jogo na competição.

A Colômbia não se conseguiu qualificar para o Campeonato do Mundo do ano passado no Catar, enquanto a Venezuela espera conseguir a sua primeira participação numa fase final de um Campeonato do Mundo.

James Rodríguez (dir.), médio da Colômbia, comemora com Jhon Lucumi e Jefferson Lerma
James Rodríguez (dir.), médio da Colômbia, comemora com Jhon Lucumi e Jefferson LermaAFP

A difícil tarefa do Peru em Ciudad del Este ficou ainda mais difícil depois da expulsão do defesa Luis Advíncula no segundo tempo, depois de ver o segundo cartão amarelo.

Recorde as principais incidências da partida

Ainda assim os peruanos conseguiram segurar o empate num jogo de ritmo acelerado.

O processo de qualificação para o Campeonato do Mundo alargado a 48 equipas, a realizar nos Estados Unidos, Canadá e México, oferece dois lugares extra para a América do Sul, com seis equipas a qualificarem-se diretamente. A sétima das 10 nações irá para um play-off intercontinental.

Nesta sexta-feira, o Brasil, cinco vezes campeão do mundo, enfrenta a Bolívia, enquanto o Uruguai recebe o Chile.