Mundial-2026: Catar mantém-se perfeito e derrota o Kuwait (3-0) de Rui Bento

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mundial-2026: Catar mantém-se perfeito e derrota o Kuwait (3-0) de Rui Bento
Afif comemora o terceiro golo do Catar
Afif comemora o terceiro golo do CatarAFP
Akram Afif (27 anos) marcou dois golos e o campeão asiático Catar derrotou o Kuwait do português Rui Bento por 3-0 em Doha, esta quinta-feira, para manter o seu início perfeito na segunda fase das eliminatórias do continente para o Campeonato do Mundo de 2026.

Recorde as incidências da partida

Os onzes de Catar e Kuwait
Os onzes de Catar e KuwaitFlashscore

Afif, que usou a braçadeira de capitão depois de Hassan Al-Haydos ter anunciado a sua retirada da seleção do Catar, no fim de semana, abriu e fechou o marcador para a equipa de Márquez López, que chegou aos nove pontos em três jogos do Grupo A.

O avançado do Al Sadd rematou à queima-roupa, aos dois minutos da segunda parte, para colocar o Catar na frente, e Ahmed Al-Rawi duplicou a vantagem quatro minutos mais tarde, ao aproveitar um ressalto depois de Sulaiman Abdulghafoor ter desviado um remate de longa distância.

Afif também viu o seu remate ser defendido por Abdulghafoor aos 68 minutos, mas acabou por marcar à segunda tentativa e selar a vitória do Catar.

Com a vitória, os detentores da Taça Asiática têm cinco pontos de vantagem no topo da classificação do grupo, com a Índia em segundo lugar, depois de um empate sem golos com o Afeganistão.

Os dois primeiros classificados de cada um dos nove grupos avançam para a fase seguinte, de determinação das nações que ficarão com os oito lugares garantidos da Ásia no Campeonato do Mundo de 48 equipas no México, Canadá e Estados Unidos.

O atual Jogador Asiático do Ano, Salem Al-Dawsari, marcou o único golo da vitória da Arábia Saudita por 1-0 sobre o Tadjiquistão em Riad, chegando a nove pontos no Grupo G, cinco à frente dos tadjiques e da Jordânia, que venceu o Paquistão por 3 a 0.

Omã garantiu que três seleções chegassem aos seis pontos na metade do Grupo D, ao derrotar a Malásia pela primeira vez nas eliminatórias, com uma vitória por 2-0 sobre a equipa de Kim Pan-gon, em Mascate.

O Quirguistão também tem seis pontos, depois da vitória por 2-0 sobre Taiwan.

O Irão goleou o Turquemenistão por 5-0, com dois golos do defesa Hossain Kanaani, levando a equipa de Amir Ghalenoi aos sete pontos e à liderança do Grupo E, onde está empatado com o Uzbequistão, que derrotou Hong Kong por 2-0.

Sultan Adil marcou a 18 minutos do fim para manter a vitória dos Emirados Árabes Unidos sobre o Iémen, por 2-1, em Abu Dhabi, e agora lideram o Grupo H com três pontos de vantagem sobre o Bahrain, que venceu o Nepal por 5-0.

A Austrália derrotou o Líbano por 2-0 em Sidney e abriu uma diferença de cinco pontos na liderança do Grupo I. A Palestina goleou Bangladesh por 5-0 na Cidade do Kuwait e assumiu a segunda posição.

O Iraque conquistou a terceira vitória consecutiva no Grupo F, com o golo de Mohanad Ali aos 84 minutos, que garantiu o triunfo por 1-0 sobre as Filipinas.

Mais cedo, a Coreia do Sul empatou 1-1 com a Tailândia, mas ainda lidera o Grupo C com três pontos de vantagem sobre os tailandeses, depois que a China empatou 2-2 com Singapura.

O Japão derrotou a Coreia do Norte por 1-0 e abriu cinco pontos de vantagem sobre a Síria no Grupo B, após o empate 1-1 da seleção de Hector Cuper com Mianmar.