As reações dos jogadores de Portugal ao apuramento para o Europeu

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
As reações dos jogadores de Portugal ao apuramento para o Europeu
Atualizado
Jogadores da Seleção Nacional agradecem ao público do Estádio do Dragão
Jogadores da Seleção Nacional agradecem ao público do Estádio do DragãoAFP
A seleção portuguesa de futebol garantiu hoje, com um 3-2 à Eslováquia, a 13.ª presença consecutiva em fases finais, entre Europeus e Mundiais, e oitava em Campeonatos da Europa, ao qualificar-se para a edição de 2024.

Recorde as incidências da partida

Rúben Dias (central de Portugal)

Qualificação para o Euro-2024: "Como é óbvio estamos muito contentes por ter garantido já o apuramento. O jogo podia ter sido mais simples, sobretudo na segunda parte. Mas o essencial está garantido. A tranquilidade de já ter garantido o apuramento faz-nos sentir bem."

Análise ao jogo: "A primeira parte foi muito boa, controlámos, além de uma grande defesa do Diogo. Podíamos ter feito muitos mais. Na segunda não foi o nosso nível, também pela chuva e a relva estar a ficar ensopada. Ainda assim, numa segunda parte em que tínhamos de fazer melhor, estamos muito felizes pelo apuramento e pelo Cristiano ter chegado às 200 internacionalizações."

Sensação do grupo: "Muito felizes. Sabemos que parece que Portugal agora está sempre presente, mas não nos esquecemos das dificuldades para ano após ano conseguir os apuramentos. Estamos muito felizes e vamos continuar a melhorar."

Ganhar o Euro-2024: "Com uma equipa como a nossa, com os jogadores que temos, tudo é possível. Não será suficiente os jogadores que temos, será sempre essencial o que conseguimos fazer com este conjunto de jogadores e o quão equipa conseguimos ter. Temos de usar os jogos que faltam como preparação para o Euro, para nos tornarmos melhores enquanto equipa."

Bruno Fernandes (médio de Portugal)

Análise ao jogo: "Não queríamos sofrer golos, ainda não tínhamos sofrido. Na segunda parte, não fomos tão organizados com bola. Na perda de bola, demos muito espaço, fizeram bons golos. O objetivo principal foi conseguido. Fizemos uma primeira parte extraordinária e podíamos ter feito mais golos. É o realizar de mais um sonho, de provavelmente poder estar na próxima fase do Europeu."

Qualificação tranquila: "Tranquilo não diria, não foi assim tão tranquila. Nós tornámos os jogos fáceis pela qualidade. Fomos muito competentes. Vai haver muita gente a dizer que os adversários eram fáceis, mas todas as seleções colocaram-nos problemas. Mesmo com o Luxemburgo foi complicado, nós é que tornámos fácil porque fomos competentes."

Entendimento com Ronaldo: "O Cristiano é fácil de assistir, toda a gente sabe que é um jogador diferenciado, tem um faro especial dentro da área, pode causar muitos problemas. A cumplicidade com o Ronaldo sempre existiu, não só aqui na seleção, mas também no Manchester United. Ele sabe quando eu tenho a bola que pode ficar tranquilo que ela vai lá chegar."

Bernardo Silva (médio de Portugal)

Qualificação: "Estamos contentes por conseguir a qualificação com tanta tranquilidade. Nos últimos tempos não é assim tão vulgar. Felizes por isso, sabendo que há muitos aspetos a melhorar. Fizemos uma primeira parte muito boa, uma segunda parte menos boa. Tornou-se num jogo um bocado louco, com muitas transições, que podia cair para qualquer lado. Não pretendemos isso. Especialmente em fases finais, onde a probabilidade de correr mal é maior. Estamos muito felizes por este registo só com vitórias e vamos tentar garantir o primeiro lugar."

Qualificação tranquila: "Sabíamos que tínhamos a responsabilidade de passar. Com esta geração, que é muito forte, com os melhores jogadores do mundo, temos a responsabilidade óbvia de passar e tentar o primeiro lugar. Partimos sempre para ganhar, sabendo que às vezes as coisas não correm bem. Nos últimos tempos temos tido muitas coisas para melhorar, vamos trabalhar da melhorar forma para isso."

Título no Euro é sonho? "Claro que sim. Há que apontar ao mais alto e o mais alto é ganhar o Europeu. Agora, garantir o primeiro lugar do grupo e depois chegar ao Europeu e tentar chegar o mais longe possível, que é ganhar. Temos esse objetivo."

Melhor geração de Portugal? "A melhor é a que ganha. Portanto, é a de 2016, que foi a que ganhou. Vamos dar o nosso melhor para tentar ganhar e estarmos nesse lote. Ganhámos a Liga das Nações, mas não tem a mesma importância de um Europeu ou Mundial. Queremos dar essa alegria a Portugal."