Deschamps: "As ausências na defesa? Não é o ideal, gostaria de ter toda a gente disponível"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Deschamps: "As ausências na defesa? Não é o ideal, gostaria de ter toda a gente disponível"
Didier Deschamps na conferência de imprensa.
Didier Deschamps na conferência de imprensa.AFP
Esta segunda-feira à tarde, o selecionador francês respondeu às perguntas dos jornalistas em conferência de imprensa. Seleção vai defrontar os Países Baixos no apuramento para o Euro-2024.

Paul Pogba: "Estamos muito tristes com o Paul e com o que lhe está a acontecer. Nos últimos tempos, foram-lhe atiradas muitas coisas para cima. Está numa situação complicada e vai defender-se. Vai ser um longo processo. Ele já começou com o relatório do perito. É óbvio que, dada a relação que tenho com ele, estou triste."

A hierarquia dos pontas-de-lança: "Está a evoluir. O facto de alguém marcar 3 golos não significa que se torne o número 1. É uma questão de pensar no perfil dos jogadores. Também tem a ver com o adversário. Olivier (Giroud), por exemplo, e Marcus (Thuram) têm perfis semelhantes. Kolo é diferente. E tudo isso pode beneficiar os outros jogadores durante o jogo."

Kingsley Coman: "Ele não é suficientemente eficaz, apesar de conseguir ser eficaz até certo ponto. Não lhe falta nada. Está cá há muitos anos. É capaz de ser titular. Mas há muitas opções no terço ofensivo e há muita concorrência. É tudo a mesma coisa. Tomo as minhas decisões em função do adversário."

Ousmane Dembélé: "Durante todo o jogo contra o Rennes, ele esteve disponível e se esforçou muito. Está em plena fase de maturidade. Mas também está cansado, e tem o direito de o dizer, e não está tão bem como deveria estar com três jogos seguidos. Tem um papel importante aqui, está feliz, e seria ótimo se conseguisse recuperar a sua eficácia connosco."

Jean-Clair Todibo: "Ele ainda é um jogador jovem, mas tem todo o potencial para estar no alto nível. Os erros na preparação podem ser prejudiciais, mas é preciso passar por eles para avançar. Ele está agora a fazer progressos no seu clube, o Nice."

Malo Gusto: "É um jogador muito jovem com grandes qualidades. Joga como lateral, ou mais à frente. Deu boas provas no Lyon. No Chelsea, há mais concorrência. Ele também tem capacidade ofensiva. Defensivamente, pode ser melhorado. Mas ele já está num clube como os Blues. Ele tem um bom potencial, o que significa que podemos esperar que ele progrida no futuro."

Sobre a posição de lateral-direito: "Jules (Koundé) lesionou-se ontem (domingo), por isso estou a fazer as minhas escolhas. Tanto Clauss como Malo Gusto jogam regularmente à direita. A situação obriga-me a adotar estes perfis, que são diferentes dos de Benjamin (Pavard), por exemplo."

Campeonato do Mundo de 2030: "Há certas características. Gosto quando as coisas são coerentes, mas, do ponto de vista desportivo, ainda não chegámos lá."

Mudanças na defesa: "É tudo fruto do acaso. Não é o ideal. Gostaria de ter toda a gente disponível e com um ponto de referência."

Jonathan Clauss: "Ele tem um sorriso no rosto. Também não está a jogar pela sua vida. A diferença entre o que fazia antes do Campeonato do Mundo e o que faz agora mudou para ele. O desconhecido a nível internacional era demasiado grande. Ele merece o seu regresso."

Opinião sobre as mudanças de posição no clube: "Pode acontecer que eu mude as posições dos jogadores em função da sua polivalência. É bom ter várias opções."