Os alemães começam o torneio na sexta-feira com o jogo de abertura do Grupo A contra a Escócia em Munique, antes de jogarem também contra a Hungria e a Suíça.
Kroos, que venceu a Liga dos Campeões com o Real Madrid a 1 de junho e vai retirar-se do futebol depois do Euro, disse que havia pressão para que os anfitriões se saíssem bem depois de uma década sem qualquer título internacional importante.
"Basicamente, em todos os torneios em casa (há pressão). É ainda mais especial", disse Kroos numa conferência de imprensa.
"Recebe-se o feedback instantaneamente, o positivo e o negativo. Temos uma grande responsabilidade pelo ambiente que se vive no país nas próximas semanas. Sabemos do que se trata, mas também é uma grande honra e alegria jogar este torneio. Quantos jogadores têm a oportunidade de disputar um torneio em casa?", sustentou.
Uma campanha dececionante
Os alemães, tetracampeões do mundo e tricampeões europeus, não têm tido grande sucesso internacional desde a conquista do Campeonato do Mundo de 2014.
A sua dececionante campanha nos últimos anos, incluindo duas eliminações consecutivas na primeira fase dos Campeonatos do Mundo de 2018 e 2022, fez com que mais de um em cada quatro alemães não mostrasse interesse no Euro, segundo uma sondagem recente.
"Sabemos que a pressão existe, não a queremos ignorar, mas temos de desfrutar desta pressão", acrescentou Kroos. "Queremos influenciar a atmosfera de forma positiva e temos de corrigir os erros dos torneios anteriores".
Para além das eliminações precoces no Campeonato do Mundo, a Alemanha também foi eliminada nos oitavos de final do anterior Euro, em 2021.
"Sabemos o que é possível quando vemos a qualidade do plantel que temos. Mas também vemos que, durante algumas fases dos jogos, há espaço para melhorias", disse o médio.
A Alemanha empatou sem golos com a Ucrânia e precisou de um golo aos 89 minutos para vencer a Grécia por 2-1 nos dois últimos jogos de preparação, na semana passada.
"Não há melhor oportunidade para mostrar num torneio que podemos jogar bem", destacou Kroos.