Euro-2024: UEFA ainda não decidiu se número de convocados passa a 23 ou a 26

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Euro-2024: UEFA ainda não decidiu se número de convocados passa a 23 ou a 26
Euro-2020 vai decorrer de 15 de junho a 15 de julho
Euro-2020 vai decorrer de 15 de junho a 15 de julhoReuters
A UEFA vai ouvir as preocupações dos treinadores das seleções nacionais sobre a dimensão dos plantéis para o Euro-2024, a realizar na Alemanha, disse esta quinta-feira o organismo que rege o futebol europeu.

A UEFA confirmou o regresso ao limite de 23 jogadores anterior à covid-19, depois de ter aumentado para 26 no Euro-2020 e no Mundial-2022, e os treinadores manifestaram as suas preocupações.

"Tomámos nota dos comentários expressos por alguns treinadores de equipas nacionais sobre a dimensão do plantel para o Euro-2024", disse um porta-voz da UEFA.

"Será realizado um seminário com as equipas participantes no dia 8 de abril e, nessa ocasião, a UEFA ouvirá as opiniões dos treinadores. Qualquer ideia a este respeito será então considerada e avaliada".

Durante a recente janela internacional, o selecionador de Inglaterra, Gareth Southgate, e o dos Países Baixos, Ronald Koeman, falaram sobre o assunto.

"É muito estranho não escolher entre 26 jogadores. É absurdo voltar aos 23", disse Koeman após a derrota da sua equipa por 2-1 com a Alemanha na terça-feira.

Número de convocados ainda é uma incerteza
Número de convocados ainda é uma incertezaFPF

"Hoje em dia, é preciso lidar mais com as lesões. O que está em causa é a capacidade de carga dos jogadores", explicou.

Southgate afirmou que vai convocar uma equipa inicial alargada e espera que a decisão da UEFA seja anulada.

"É inevitável que tenhamos de nomear um plantel mais longo, que foi o que fizemos antes do Euro aqui (em 2021), apesar de estarmos a lidar com 26 na altura", disse Southgate.

"Há mais uma reunião da UEFA em que se falou um pouco entre alguns dos treinadores sobre a possibilidade de aumentar esse número", acrescentou.

O prazo para a apresentação das listas de convocados à UEFA termina a 7 de junho. O pontapé de saída do torneio está marcado para 14 de junho.

A Confederação Asiática de Futebol aumentou o limite de convocados de 23 para 26 para a Taça Asiática, que começou em janeiro deste ano. A Taça das Nações Africanas, que também arrancou em janeiro, tinha um limite de 27 jogadores.