Roberto Martínez: “Com Cristiano Ronaldo ficamos melhores”

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Roberto Martínez: “Com Cristiano Ronaldo ficamos melhores”

Começa o novo ciclo de Roberto Martíenz na Seleção
Começa o novo ciclo de Roberto Martíenz na SeleçãoProfimedia
O selecionador nacional fez a antevisão do duelo com o Liechtenstein, a contar para a primeira jornada da qualificação para o Euro-2024. Confirmou Cristiano Ronaldo como capitão e pediu exigência máxima â equipa.

Arranca um novo ciclo na Seleção Nacional. Sucessor de Fernando Santos, Roberto Martínez vai estrear-se esta quinta-feira, diante do Liechtenstein, como o novo selecionador de Portugal, na primeira ronda da qualificação para o Euro-2024.

Apesar do menor favoritismo teórico do adversário, o técnico catalão reitrou a importância do desafio.

Quando defrontas uma equipa que tem um novo selecionador sabes que vai estar motivada, além do extra que é defrontar Portugal. Temos de ter as coisas bem definidas, saber como podemos encontrar os espaços e evitar que os contra-ataques e a bola parada sejam uma fonte de dificuldades para nós. Vão ser 10 jogos de qualificação, por isso não existe margem de erro e temos de exigir o nível máximo desde o primeiro minuto”, atirou, não querendo falar das escolhas: “É importante que o aconteça nos treinos reflita o que vai acontecer no jogo. O nosso problema é muitas qualidades de opção, então isso gera um ambiente de alto rendimento que é muito mais fácil de gerir”.

Questionado sobre uma mudança de sistema, Roberto Martínez não se quis comprometer.

Vai depender do adversário, podemos defender com uma linha de cinco ou com uma linha de quatro, por isso o importante era começar com um grupo de jogadores com experiência e que se possam adaptar aos dois momentos. Porque temos de ser flexíveis e não estar ligados a um esquema fixo”, atirou, abordando também o estilo: “Não vamos tentar copiar ninguém. Temos uma capacidade incrível para jogar de todas as formas, com qualidade técnica para jogar tiki-taka e capacidade física para jogar em transição, vamos tentar combinar os nossos estilos que mostrem a qualidade dos nossos jogadores”, atirou.

Para a partida é ausência confirmada Diogo Costa, que abandonou o estágio de Portugal

"Este é um período tão curto que precisamos de apoio na baliza, daí termos decido chamar o Celton Biai, para nos apoiar na dinâmica dos treinos. O Diogo Costa tem um problema muscular no ombro e não quisemos correr riscos. Celton vai ser um dos três guarda-redes na convocatória amanhã e foi chamado para retirar rendimento dos treinos", explicou Roberto Martíenz.

Pode acompanhar o relato do jogo no nosso site ou na App
Pode acompanhar o relato do jogo no nosso site ou na AppFlashscore

Capitão Cristiano Ronaldo

Roberto Martínez tomou o microfone na Cidade de Futebol após Cristiano Ronaldo. E o avançado de 38 anos foi um tema de conversa para o atual selecionador.

Gonçalo Ramos ou Ronaldo: É um novo ciclo e com o Cristiano Ronaldo ficamos melhores. As decisões futebolísticas e desportivos vão ser tomadas em campo. Conto com todos os jogadores, vamos ter dois jogos para um período curto e todos têm de estar preparados para ajudar a seleção quando for preciso. Nestes dias surpreendeu-me a vontade, o amor e o carinho que eles têm pela seleção e a partir daí é mais fácil tomar decisões”, explicou, abordando a hipótese de juntar o jogador do Al Nassr a Gonçalo Ramos: “Podem jogar os dois, o Cristiano e Gonçalo são os dois avançados e depende do adversário, do momento do jogo e da necessidade. Eu quero que a equipa seja flexível, não jogar com um avançado, dois  e isso vamos ter de evoluir”.

A garantia também de que Cristiano Ronaldo vai ser capitão.

Neste momento, os jogadores com mais experiência vão ser os que vão representar  a equipa. Cristiano Ronaldo, Rui Patrício e Bernardo Silva são os que têm mais internacionalizações e vão ser capitães”, revelou, falando em particular das mais valias de CR7: “O Cristiano é o nosso capitão e em qualquer ciclo é importante essa experiência. Não posso comentar o passado, mas estes dias foram uma surpresa muito agradável, não tem a ver com a qualidade, porque essa é clara e o nível individual od futebolista portuguesa é grande, mas a nível da atitude e do desejo de crescer”.

Por último, uma mensagem aos adeptos portugueses: “A mensagem é de agradecimento aos adeptos. Ter um estádio cheio dá-me uma satisfação muito grande e mostra a ligação à Seleção Nacional. Vale a pena que todos os juntos vamos crescer ao máximo porque tenho a certeza que esta equipa nos vai dar muitas alegrias”.